27/02/2014 11h37 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Vai viajar no carnaval? Então confira as orientações do Detran|ES aos motoristas

Viajar com a família ou com os amigos é a programação que muitos escolhem para curtir o carnaval. Entretanto, não são apenas as festas e passeios que devem ser planejados. O percurso a ser feito e a manutenção do veículo também precisam da atenção daqueles que forem pegar a estrada. Confira as recomendações que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) faz aos motoristas.

Antes de seguir viagem, é importante ir a uma oficina mecânica de confiança para realizar a revisão do veículo. Itens fundamentais como pneus, freios e alinhamento necessitam ser vistoriados a fim de evitar imprevistos durante o trajeto. O sistema elétrico do automóvel também precisa estar em dia. Caso o condutor seja flagrado conduzindo veículo com uma das lâmpadas queimadas ou com defeito, será multado no valor R$85,13, além de perder quatro pontos na carteira.

Outro detalhe a ser verificado é se as ferramentas obrigatórias estão no carro: macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O extintor de incêndio, localizado geralmente embaixo do banco dianteiro do carona, tem de estar dentro do prazo de validade. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.

“Os dispositivos de segurança como os cintos e a cadeirinha infantil devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. Em muitos carros o cinto traseiro acaba ficando para dentro do porta-malas e é importante frisar que a falta dele por qualquer um dos ocupantes, além de ser um risco à segurança, acarreta em infração gravíssima para o condutor”, ressalta Pedro Agostinho da Penha, gerente-operacional do Detran|ES.

O licenciamento veicular e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisam estar em dia. Se o condutor for flagrado dirigindo sem a carteira, será multado em R$ 53,20 e perderá três pontos. Se estiver com a CNH vencida há mais de 30 dias, o valor da multa é de R$ 191,54, e perderá sete pontos. Já no caso de o veículo não estar devidamente licenciado, a multa é de R$ 127,69, com a perda de cinco pontos na CNH.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco