Aquaviário
A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. Inicialmente, está prevista a operação com três estações para embarque e desembarque: Prainha (em Vila Velha), Enseada do Suá (em Vitória) e Porto de Santana (em Cariacica).
Os pontos de embarque e desembarque vão contar com estrutura onde os passageiros vão aguardar a embarcação. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o novo quaviário.
As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque estão em andamento e o valor do investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão para cada uma das estações.
Documentos
Relatório de Controle Ambiental - RCA
Perguntas Frequentes
Onde ficarão e quantas são as estações de embarque e desembarque do novo Aquaviário?
Inicialmente, a operação do aquaviário contará com três estações de embarque e desembarque: Prainha, em Vila Velha; Enseada do Suá, em Vitória e Porto de Santana, em Cariacica. Os pontos foram definidos após a realização de estudos que levaram em consideração critérios como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias ou ciclorrotas, impactos socioambientais, entre outros.
Como será a operação dos barcos?
Para atendimento da operação do novo aquaviário, está prevista a utilização de quatro barcos. Mais detalhes da operação serão conhecidos após a publicação do edital de licitação que vai contratar a empresa responsável para fazer a operação, como intervalo e tempo de viagem.
Qual será o valor da tarifa para utilizar o novo aquaviário?
A tarifa do novo aquaviário será a mesma do Transcol. Contudo, a operação será integrada a operação das linhas do Transcol por meio das conexões temporais. Dessa forma, quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, será necessário a utilização do CartãoGV.
Qual será o modelo de barco que será utilizado?
O modelo de embarcação também será conhecido após a publicação do edital de licitação que vai contratar a operação do novo aquaviário. Porém, há alguns pre-réquisitos básicos: os barcos precisam ter ar-condicionado; ser acessíveis e possuir espaço para transporte de bicicletas.
Como será feita a Integração do aquaviário com os ônibus do Sistema Transcol com outros modais?
A integração será realizada por meio do CartãoGV, o Bilhete Único Metropolitano.
Os pontos de embarque e desembarque serão acessíveis?
Sim. Todos os pontos de embarque e desembarque foram projetados obedecendo as normas de acessibilidade vigentes.
Como será a segurança dos pontos de embarque e desembarque?
Os pontos contarão com a mesma estrutura de segurança disponível hoje nos terminais do Transcol. Serão instaladas câmeras de video monitoramento, integrada com a Central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).
Estações de embarque e desembarque
Estação de embarque e desembarque - Porto de Santana - Cariacica
Estação de embarque e desembarque - Prainha - Vila Velha
Estação de embarque e desembarque - Praça do Papa - Vitória
Estação de embarque e desembarque - Rodoviária - Vitória
Matérias Relacionadas
Sistema Aquaviário: Começa a concretagem dos píeres em Vila Velha
Último dia para participar da Consulta Pública Ambiental do Aquaviário
Consulta Pública Ambiental do Aquaviário começa nesta sexta-feira (20)
Iema realiza consulta pública ambiental para implantação do Aquaviário
Governo publica edital para obras de construção dos píeres do aquaviário