06/10/2011 06h19 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Usuários do Sistema Transcol poderão acessar horários dos ônibus via Internet

Os usuários do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (Transcol) poderão, em breve, acessar informações a respeito dos horários e itinerários das linhas pela Internet ou por meio do telefone celular. A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) está desenvolvendo o projeto que deverá ser colocado à disposição do público entre o final de novembro e o início de dezembro.

É que todos os ônibus do sistema passarão a ser monitorados por GPS. Com o novo serviço, o usuário poderá saber em quanto o tempo um determinado ônibus vai passar pelo ponto de desejo, e se programar antes de sair de casa, da escola, do trabalho ou até do lazer.


Como vai funcionar

O sistema vai ser implantado em todos os ônibus do Sistema Transcol e, para utilizá-lo, o usuário deverá acessar o site do serviço que já está sendo criado. O acesso poderá ser realizado por meio de um computador comum, de tablet ou celular.

“Esta é a primeira etapa do Sistema BRT que o Governo do Espírito Santo está implantando e que inclui outras ações e serviços, como obras para implantar novas alternativas viárias, estudos para um novo sistema aquaviário e corredores exclusivos com plataformas centrais para embarque e desembarque, além do monitoramento total do sistema”, afirma o secretário Fábio Ney Damasceno, da Setop.

Corredores exclusivos

A operação se dará com veículos articulados mais modernos, equipados com computadores de bordo e capacidade para transportar até 160 passageiros. O que vai possibilitar o transporte de 25 a 30 mil pessoas por hora, o dobro do que é operado atualmente.

Centro de Controle

Outra novidade do sistema será a implantação de um centro de controle operacional, que vai monitorar toda a frota do Sistema Transcol em tempo real.

O secretário Fábio Damasceno destaca que o centro vai funcionar na sede da Ceturb-GV. Ele vai permitir que os operadores saibam em tempo real a localização de todos os ônibus, o tempo de trajeto de cada linha em todos os horários, quais linhas estão mais ou menos sobrecarregadas e os pontos onde a viagem está com atraso ou interrupções no trânsito, se será necessário destinar um veículo para reforçar determinada linha e se o veículo precisará de prioridade no semáforo.

Desenvolvimento sustentável

Segundo a premissa de respeito ao meio ambiente, as 61 estações de embarque e desembarque de passageiros estão sendo projetadas para permitir melhor ventilação natural e aproveitamento da iluminação natural, com painéis para captação de energia solar, visando à redução do consumo de energia elétrica.

Ao todo, o sistema de corredores exclusivos abrangerá um circuito de 70 quilômetros na Grande Vitória e será implantado em duas etapas distintas. A primeira terá 30 quilômetros de extensão ligando os municípios da Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação e Marketing
Secretaria dos Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop)
Valéria Morgado
Tel: 27 3636 9621 / 27 9941 5759
E-mail: valmorgado@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard