11/06/2013 13h21 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Terminal de Itaparica retoma suas atividades no dia 15 de junho

O Terminal de Itaparica já tem data para voltar a funcionar. A partir do dia 15 de junho, as linhas de ônibus que haviam sido deslocadas para a plataforma três do Terminal de Vila Velha retornarão aos seus itinerários normais.

A operação foi alterada, desde o dia 6 de maio, pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) para o Terminal de Vila Velha em função dos fortes ventos que derrubaram parte da cobertura do Terminal de Itaparica, o que causou a interdição do terminal.

No período em que o terminal ficou desativado, foram realizados estudos de engenharia para avaliar as condições gerais da estrutura e identificar a melhor solução para recompor o que foi danificado.

A decisão de retornar com a operação do terminal no dia 15, segundo o presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, Léo Carlos Cruz, se deve ao fato de que, historicamente, as mudanças ocorrem nos fins de semana, para que na segunda-feira a maioria dos usuários já esteja ciente das mudanças. “Uma mudança desse porte, com o retorno das 30 linhas ao Terminal Itaparica no meio da semana, pode pegar os passageiros de surpresa. Precisamos desse tempo para avisar a população sobre a alteração, por meio de avisos nos ônibus e nos terminais”.

Segundo o diretor geral do Instituto de Obras Públicas, Luiz Cesar Maretto, a primeira providência tomada após a interdição, foi realizar a remoção da aba lateral que cedeu. “Esse foi o primeiro passo, para que pudéssemos avaliar o tamanho dos danos e providenciar os reparos necessários”, explicou.

Após a retirada da estrutura, tanto o engenheiro responsável pelo projeto, quanto a empresa que executou a obra de construção do terminal, foram convocados para fazer seus próprios laudos, apontando os motivos que provocaram a queda da cobertura lateral. Os profissionais têm 30 dias para entregar a avaliação.

“Por conta dessa avaliação ainda estar em andamento, tomamos a decisão de retirar também a estrutura lateral que não sofreu danos, para que, mesmo com o terminal em operação possamos colocar a nova cobertura, nos dois lados”, esclarece Maretto. O Iopes já está executando um projeto para alteração da cobertura lateral.
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