20/10/2011 12h37 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Segunda etapa do Canal Bigossi será adaptada ao sistema de corredores exclusivos para ônibus (BRT)

O governador Renato Casagrande autorizou, na noite desta quarta-feira (19), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) a iniciar as obras da segunda etapa do Canal Bigossi. O novo trecho, que possuirá 1,36 quilômetro, vai ligar o Canal à Avenida Carlos Lindenberg e virá adaptado ao sistema de corredores exclusivos para ônibus (BRT), em implantação na Grande Vitória.

A cerimônia contou com a participação do vice-governador, Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Transportes, Fábio Damasceno, e do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. Na ocasião, Casagrande entregou as obras de urbanização e paisagismo do viaduto sobre a Avenida Carlos Lindenberg. O evento também teve a presença de secretários de Estado, populares e demais autoridades.

Canal Bigossi

O novo trecho autorizado pelo governador ligará o Canal Bigossi à Avenida Carlos Lindenberg e possui 1,36 quilômetro de extensão. A nova via começará na altura da Rua Anhanguera e vai até a Avenida Carlos Lindenberg, na Rua Cristovão Colombo Monteiro. O projeto prevê a construção de calçadas cidadãs em ambos os lados para a circulação de pedestres e virá adaptado ao sistema de corredores exclusivos para ônibus (BRT). Também está prevista a construção de uma galeria celular em concreto para o Canal Bigossi, com extensão de 610 metros.

“A ordem de serviço desta segunda etapa da ligação viária que passa pelo Canal Bigossi é mais um compromisso firmado com as comunidades que o governador cumpre. Com a segunda etapa, vamos ligar a região do Centro de Vila Velha, quem desce da Terceira Ponte, e todos no entorno à Avenida Carlos Lindenberg. É uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana, já será realizada com a infraestrutura para implantação do sistema BRT e vai gerar mais desenvolvimento para o município de Vila Velha”, pontuou o secretário de Estado de Transportes, Fábio Damasceno.

Após as obras o trecho passará a contar com quatro faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma destinada ao corredor exclusivo de ônibus e um canteiro central para futura implantação da Estação de Embarque e Desembarque de passageiros. Também receberá drenagem para a coleta e condução das águas pluviais, através de galerias tubulares de concreto em direção a galeria celular central, construída em toda extensão da via até a Vala Bigossi.

O sistema de captação das águas da chuva será feito em ambos os lados das pistas por meio-fio até as bocas de lobo e, posteriormente, conduzidas até o canal Bigossi por sistema de galerias tubulares de concreto. Estão previstos postos de visitas nas mudanças de direção e para manutenção e limpeza deste sistema.

Urbanização da Avenida Carlos Lindenberg

A nova área verde possui 47 mil metros quadrados, na qual foram plantadas 6.820 mudas, entre elas, seis mil Bouganvilles, duzentas palmeiras Jerivá, 120 Ipês e quinhentas Yucas, além do gramado. Foram construídas calçadas cidadãs e ciclovia ao longo de aproximadamente 3,4 quilômetros, garantindo o padrão já existente na avenida.

Damasceno enfatizou a importância da humanização dos espaços públicos. “Esta área de lazer é uma demonstração de que as obras de rodovias e avenidas podem ser humanizadas e harmonizadas com as comunidades do entorno. As quadras são um espaço de lazer, de confraternização, que incentivam a prática de esportes e agregam outros valores, como saúde e integração social”, explicou.

Além disso, foram construídas duas quadras poliesportivas, localizadas sob o viaduto – onde a cerimônia de entrega da urbanização foi realizada. O espaço está equipado para a prática de vôlei, basquete e futsal, conta com iluminação moderna e segue o padrão oficial da Confederação Brasileira de Futsal.

A iluminação adotada nas quadras, ao longo do viaduto, nas ciclovias e calçadas garante uma economia de até 30% em relação às lâmpadas mais antigas, compostas de vapor de sódio.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães