18/02/2014 13h21 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Secretário dos Transportes participa de debate sobre mobilidade em faculdade de Vitória

Representando o Governo do Espírito Santo, o secretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno, participou do evento #VemproDebate da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mobilidade Urbana foi o tema inaugural do Projeto Direito e Atualidades. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (17), no auditório da instituição.

Alunos da FDV, professores, demais interessados no tema, convidados como o professor e Promotor de Justiça, Gustavo Senna Miranda; a Promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio ao Meio Ambiente e Urbanismo do MPES, Isabela de Deus Cordeiro; o cientista político e professor Roberto Garcia Simões e o representante de oito associações de moradores da Grande Vitória, Paulo Esteves, dialogaram acerca do tema Mobilidade Urbana.

A temática vem ganhando força e o assunto foi fomentado e discutido amplamente pelos participantes. O secretário Fábio apresentou as propostas do governo com a criação do Programa de Mobilidade Metropolitana, que já adota a lei de acessibilidade, além de trabalhar com os mais diversos modais.

“Esse é um plano integrado de mobilidade. Hoje nossas obras dialogam umas com as outras, toda intervenção da Região Metropolitana de Vitória hoje se comunica. A prefeitura também está de acordo e ajuda no ordenamento das cidades. Pela primeira vez se assumiu a mobilidade com tanta seriedade. São obras de grande vulto na infraestrutura viária”, destacou.

O professor e cientista político Roberto Garcia ressaltou que os problemas de mobilidade urbana são enfrentados por cidades do mundo inteiro. Já o professor da FDV e promotor Gustavo Senna Miranda e a promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio ao Meio Ambiente e Urbanismo do MPES, Isabela de Deus Cordeiro, destacaram a importância da discussão se tornar ainda mais estreita e profunda.

As principais e maiores obras do Governo do Estado na área de mobilidade entraram em pauta: BRT e Quarta Ponte. Foram apresentados detalhes da concepção do projeto e os benefícios para os usuários. Dúvidas surgiram e aos poucos foram sanadas.

Para o secretário, o espaço de debate é muito produtivo e mostra o quanto o tema está em evidência e merece atenção. “É muito importante debater o assunto, ainda mais em uma mesa redonda que tem prestígio com formadores de opinião. É sempre saudável discutir esse tema que está tão latente na cabeça da população", concluiu.

Assessoria de Comunicação da Setop
Dalila Travaglia