04/04/2013 13h36 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Rodovia que liga São Gabriel a Vila Valério será reabilitada

Após mais de 20 anos de sua inauguração, a ES 344, rodovia que liga os municípios de São Gabriel da Palha e Vila Valério, passará por obras de reabilitação, conforme anunciou o governador Renato Casagrande na manhã desta quinta-feira (04).

As obras somam um investimento de R$ 28.578.491,70 e serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

“Esse investimento faz parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR), que vai transformar a realidade das nossas rodovias, com investimentos que ultrapassam os R$ 600 milhões. O importante é garantir a segurança dos capixabas para trafegar e encurtar as distâncias entre os municípios e ajudando a equilibrar o desenvolvimento em todas as regiões”, destacou o governador.

Estiveram presentes na ordem de serviço o prefeito Vila Pavão Luizmar Mielke, de São Gabriel da Palha Braz Monferdini, deputados estaduais Gilsinho Lopes, Eustáquio de Freitas, Josias da Vitória, Genivaldo Lievori, Luiz Durão, Sandro Locutor, além de vereadores, lideranças municipais, secretários de Estado, dentre outros.

Obras

O trecho de 26,30 quilômetros de extensão, localizado entre os municípios de São Gabriel da Palha e Vila Valério, receberá serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação.

Serão construídas pistas de 3,5 metros de largura em cada sentido da via, além de acostamento em toda a sua extensão. Para garantir mais segurança e conforto, o Departamento vai construir calçadas e ciclovias no perímetro urbano do trecho.
As obras irão beneficiar diretamente os seguintes municípios: Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, , Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, São Gabriel, São Mateus e Vila Valério.

Indiretamente, as obras beneficiam todo o ES, garantindo melhor escoamento de produção, melhoria no fluxo de veículos e mais segurança e conforto aos capixabas e turistas que trafegam pelas rodovias estaduais.

PAR

Lançado em 25 de junho de 2012, em solenidade no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, o Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR) soma um investimento de mais de R$ 660 milhões em novas obras e projetos para aproximadamente mil quilômetros de novas vias.

O PAR se constitui em 23 novas obras que, entre implantação, pavimentação e reabilitação de rodovias, resultam em um investimento de R$ 648.828.782,92 em 426,26 quilômetros.

Além das obras, o DER está desenvolvendo dezessete novos projetos, os quais contemplarão a implantação, a pavimentação e a reabilitação de aproximadamente 515,24 quilômetros e somam um investimento de R$ 17.760.800,58.

PAR é um marco no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Por meio da reforma, ampliação e pavimentação dessas vias, o programa pretende levar desenvolvimento para todo o Espírito Santo, descentralizando a economia e reforçando a logística de transporte, melhorando o bem estar da população capixaba.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães