24/02/2014 10h49 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Reconstrução ES: Primeiro lote de planos de trabalho já está sendo avaliado em Brasília

O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) encaminhou nesta semana o primeiro lote contendo 33 planos de trabalho, no valor aproximado de 223 milhões de reais, que vão auxiliar as prefeituras na reconstrução dos municípios afetados pelas intensas chuvas que atingiram o Estado no último mês de dezembro.

Segundo o diretor de geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, o primeiro plano enviado foi totalmente aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. “Nós enviamos o plano de trabalho do município de Rio Bananal, uma das cidades capixabas mais afetadas pelas chuvas. Agora o recurso será repassado diretamente para a prefeitura que irá providenciar a execução das obras”, explicou Maretto.

Para o diretor geral, a aprovação total do primeiro plano de trabalho gera uma expectativa muito positiva em relação aos demais. “Os planos estão sendo elaborados dentro de rigorosos critérios de engenharia e conforme a orientação da Defesa Civil Nacional. Por isso, acreditamos que os demais planos também serão aprovados, liberando os recursos financeiros do Governo Federal para os municípios”, afirmou. Ainda segundo Maretto, o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, por meio do Major Pazeto, coordenador da Defesa Civil Estadual, também tem sido fundamental na elaboração dos planos.

Nesta semana, o diretor geral e o diretor de Planejamento e Articulação Setorial do Iopes, Renato Lorencini, que está coordenando a elaboração dos planos de trabalho, irão pessoalmente ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília para entregar o restante dos planos e acompanhar a avaliação. “O Governo do Estado, por meio do Iopes, está se empenhando para que os municípios capixabas castigados pelo desastre no final do ano passado consigam se reerguer o mais rápido possível”, destaca.

Os planos de trabalho estão sendo elaborados por seis empresas que foram contratadas pelo Iopes, em janeiro deste ano e que também vão auxiliar com serviços de topografia, sondagem, além da elaboração de projetos necessários a reconstrução de pavimentação de vias urbanas, praças e pontes nos municípios afetados. Já a execução das obras será contratada pelas prefeituras, à medida que os recursos federais forem liberados.

Assessoria de Comunicação - Iopes
Susana Kohler