15/03/2013 12h49 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Projeto Vida no Trânsito é apresentado no auditório do Detran|ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) recebeu nesta quinta-feira (14) o representante do Ministério da Saúde (MS), Otaliba Libânio de Moraes Neto, para a apresentação do Projeto Vida no Trânsito, no auditório da sede.

Coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 10 países, o projeto tem como objetivo reduzir o número de mortes e lesões graves causadas por acidentes no trânsito. A iniciativa, que inicialmente concentrará as ações no município de Vitória, conta com a participação dos órgãos estaduais e de Vitória.

O Detran|ES será um grande aliado para o funcionamento do projeto. Durante o encontro, o diretor técnico do órgão, Tarcílio Deorce, anunciou a disponibilização de um ambiente para a instalação da comissão de Gestão de Dados, que até então não possuía espaço físico. Este setor será responsável por avaliar os fatores e as causas específicas de acidentes de trânsito, além da coleta de dados e criação de um plano de ações no combate aos fatores de risco.

"Creio que o cunho principal do Projeto Vida no Trânsito é a questão humana, a questão da vida em si. Estamos tratando de redução de acidentes, de salvar vidas. O Governo Estadual, Municipal e todos os nossos inúmeros parceiros estão juntos nessa causa. O Detran|ES disponibilizará um local para essa comissão, eles estarão no Espaço Circular, junto a nós", destacou Deorce.

Diante do anúncio do diretor técnico, Otaliba L. M. Neto ressaltou a importância da contribuição: "Cada parceiro é uma peça exclusiva. Em Teresina, por exemplo, 70% dos mortos e feridos graves foram identificados pelo SAMU. Com essa reunião do banco de dados poderemos identificar e estudar onde ocorrem as mortes e acidentes e quais são os fatores de risco".

Também estiveram na reunião os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SEMSU), Secretaria Municipal de Transportes (SETRAN), Secretaria de Estado da Educação (SEDU), Secretaria de Comunicação, Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTRAN), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e SEST SENAT.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Ana Luiza Freitas