26/11/2014 12h55 - Atualizado em 19/08/2015 11h09

Programa de Reconstrução do ES recebe prêmio nacional

Ainda durante o período das fortes chuvas que caíram em todo o Estado em dezembro do ano passado, uma verdadeira força tarefa do Governo do Espírito Santo foi mobilizada para prestar auxílio à população da maioria dos municípios capixabas. Ao Iopes, coube a tarefa de elaborar planos de trabalho e executar projetos para reconstrução de ruas, praças, pontes, entre outros.

“Fomos acionados na tentativa de diagnosticar os principais problemas causados pelas chuvas. Nossos profissionais foram ágeis e extremamente empenhados em resolver toda aquela situação. Hoje, o resultado está aí, são mais de 300 projetos sendo desenvolvidos em tempo recorde,” destacou o diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto.

O trabalho de reconstrução começou, justamente, no Iopes. O desafio era reconstruir o Espírito Santo reestabelecendo o bem-estar da população e a economia capixaba. Para tanto, R$ 15 milhões foram destinados à contratação de seis empresas que estão elaborando projetos de engenharia das áreas afetadas.

Segundo Fábio Borlote, responsável pela Diretoria de Planejamento e Articulação setorial, que coordenou os trabalhos junto aos municípios afetados, o trabalho desempenhado pela equipe do Iopes foi fundamental. “Muitas dessas cidades têm carência de técnicos nas áreas de engenharia e arquitetura. Os profissionais são poucos e era preciso que tudo ficasse pronto em tempo recorde para minimizar o prejuízo dos municípios diante de tantos estragos”, destacou.

Ainda segundo Borlote, todos os projetos já ficaram prontos e foram entregues às prefeituras. Algumas já estão executando as obras

Premiação

O prêmio Projeto do Ano e PMO do Ano é uma premiação nacional que valoriza Empresas e Profissionais da área de Gerenciamento de Projetos, Programa e Portfólio de Projetos. Premia na categoria Projeto do Ano, os melhores resultados em projetos corporativos, projetos de inovação e trabalhos acadêmicos. E na categoria PMO do Ano, os melhores serviços de escritório de gerenciamento de projetos.

O prêmio busca valorizar as empresas e as pessoas que, via projeto e PMO, alcançaram resultados expressivos para o sucesso de uma iniciativa da organização e também as contribuições em estudos/pesquisas na área de gerenciamento de projetos.

Chuvas

O volume de chuva registrado, principalmente no litoral capixaba e no município de Linhares, no mês de dezembro de 2013, foi o maior do planeta, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Entretanto, a calamidade não ficou restrita a essas áreas. Ao todo, 55 municípios decretaram situação de emergência. Os números mostram os estragos causados no Espírito Santo: foram mais de 60 mil famílias desabrigadas e 24 mortes; regiões isoladas sem comunicação, água potável e energia elétrica; casas totalmente destruídas; áreas inundadas; deslizamentos de terra; estradas interrompidas, entre outros vários problemas. O governador Renato Casagrande chegou a anunciar: "Vamos ter que reconstruir todo Espírito Santo”.

Susana Kohler
Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo