13/06/2012 12h53 - Atualizado em
19/08/2015 10h31
Programa de Mobilidade Metropolitana vai permitir otimização de espaços nas calçadas
O cidadão se apropriando do espaço urbano, que passa a ser requalificado e melhor aproveitado. Este é um dos principais conceitos do projeto de corredores exclusivos para ônibus, o BRT, novo modelo de transporte público coletivo desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
A implantação do BRT faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e prevê a implantação de 32km de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória, interligando os terminais e priorizando o transporte coletivo. Uma das melhorias que abrange a ideia do projeto é o fim dos pontos de ônibus localizados nas calçadas das ruas e avenidas. Com essa mudança, a viagem dos coletivos tende a dobrar a velocidade média, passando de 12 para 25 quilômetros por hora.
“A retirada dos pontos vai permitir que as calçadas sejam alargadas para dar conforto e segurança aos pedestres, facilitando também a locomoção a pé, como prevê a Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana”, explica o secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Os pontos serão substituídos por plataformas de embarque e desembarque, com cinco metros de largura, construídas no canteiro central das vias, cobertas e iluminadas com energia solar. As plataformas serão monitoradas por câmeras de vigilância, e contarão com um sistema de comunicação informando os horários de passagem dos ônibus, para que o tempo de espera do usuário seja sempre o menor possível.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Karyna Amorim Tels: (27) 3636-9617 / 9944-1358 karyna.amorim@setop.es.gov.br www.mobilidadeurbana.com.br
A implantação do BRT faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e prevê a implantação de 32km de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória, interligando os terminais e priorizando o transporte coletivo. Uma das melhorias que abrange a ideia do projeto é o fim dos pontos de ônibus localizados nas calçadas das ruas e avenidas. Com essa mudança, a viagem dos coletivos tende a dobrar a velocidade média, passando de 12 para 25 quilômetros por hora.
“A retirada dos pontos vai permitir que as calçadas sejam alargadas para dar conforto e segurança aos pedestres, facilitando também a locomoção a pé, como prevê a Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana”, explica o secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Os pontos serão substituídos por plataformas de embarque e desembarque, com cinco metros de largura, construídas no canteiro central das vias, cobertas e iluminadas com energia solar. As plataformas serão monitoradas por câmeras de vigilância, e contarão com um sistema de comunicação informando os horários de passagem dos ônibus, para que o tempo de espera do usuário seja sempre o menor possível.
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Assessoria de Comunicação da Setop Karyna Amorim Tels: (27) 3636-9617 / 9944-1358 karyna.amorim@setop.es.gov.br www.mobilidadeurbana.com.br