20/11/2012 14h03 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Programa de Mobilidade Metropolitana é apresentado em evento nacional

O Programa de Mobiidade Metropolitana (PMM), do Governo do Espírito Santo, é exemplo nacional quando se discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Na manhã desta terça-feira (20), o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e o diretor-geral da Companhia dos Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Leo Carlos Cruz, apresentam o plano desenvolvido pelo Estado para os próximos quatro anos, com um investimento superior a RS 3 bilhões, para a execução de mais de 50 obras e ações em trânsito e transporte público.

O PMM, lançado em maio deste ano, é o primeiro programa metropolitano do País, construído em respeito a nova lei federal de mobilidade, decretada neste ano, que estabelece o transporte público e coletivo como prioridade, seguido dos pedestres, ciclistas e, por último, o transporte individual. "O Ministério das Cidades já disse que vai priorizar o repasse federal para obras que priorizem a mobilidade e, ainda mais, o transporte público. O PMM nos deixa preparados para essa parceria junto ao Governo Federal", defende o secretário Fábio Damasceno.

A apresentação do PMM é feita para representantes municipais, de cidades brasileiras, presentes na 79ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito.

O espaço faz parte 62ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Vitória (ES). No total, o evento promoverá quatros fóruns nacionais: dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico; de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; de Procuradores Gerais das Capitais Brasileiras; e de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito.

Maurílio Mendonça
Assessor de Comunicação da Setop