10/09/2012 12h41 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Programa de Mobilidade Metropolitana cumpre cronograma no primeiro semestre

O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) já concluiu, no primeiro semestre deste ano, 13 das 49 etapas previstas para 2012. Lançado em maio pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras (Setop), o programa prevê investimentos acima de R$ 3 bilhões para os próximos quatro anos, sendo que até o final de 2012 deverão estar concluídos 20% de todo o PMM, que prevê mais de 50 obras e ações para melhorar a mobilidade e o transporte público coletivo. Até 2016, aproximadamente 90% das ações deverão ser entregues.

No primeiro semestre de 2012, a Setop cumpriu sete ordens de serviço para iniciar a realização de projetos executivos, além de ter publicado outros dois editais para contratar empresas que farão os projetos executivos, ter dado ordem de serviço para execução de uma obra e ter feito três inaugurações.

“Estamos com o cronograma em dia, cumprindo com nossas atividades em busca de uma melhoria a todos os que precisam se mover pela Grande Vitória. No final de implantação de todo o programa, teremos uma nova Região Metropolitana, preparada para o crescimento, com mobilidade garantida e um novo serviço de transporte coletivo”, ressalta o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Ações

Em julho deste ano, foi dada a ordem de serviço para o desenvolvimento do projeto do Portal do Príncipe, no Centro de Vitória. A obra mudará os acessos à Região Sul da Capital, para quem vem de Santo Antônio, em Vitória; ou para quem trafega vindo de Cariacica e de Vila Velha, pelas pontes. “A mudança vai melhorar a mobilidade na região, principalmente para o transporte coletivo”, explica o secretário Fábio Damasceno. A previsão de investimento total é de R$ 19 milhões, com a obra sendo executada e concluída no primeiro semestre de 2014.

Ainda autorizada, em julho, a ordem de serviço para o início do projeto executivo da Avenida Perimetral, no seu primeiro trecho (da Rua Santa Catarina até a Avenida Luciano das Neves), em Vila Velha. Dois meses antes, em maio, o Estado havia publicado o edital dessa licitação e, ainda, outro edital, este para contratar a empresa que fará o projeto do segundo trecho (da Avenida Luciano das Neves até a Rodovia Darly Santos). A primeira etapa da Avenida Perimetral tem investimento previsto de R$ 35,5 milhões e prazo de obra estendido para o primeiro semestre de 2016. Mesma data apontada para o segundo trecho da nova via, que terá um investimento total de R$ 100 milhões.

A Setop também já deu ordem de serviço para o projeto executivo da ES 388, uma nova rodovia que vai cortar a região de Xuri, ligando a Rodovia do Sol, na altura da Barra do Jucu, até a BR 101, em Amarelos, Guarapari. A conclusão da obra está prevista para até 2016.

Inaugurações

O município de Vila Velha ainda teve, no primeiro semestre de 2012, a inauguração da primeira etapa da Alça da 3ª Ponte (passando por cima da Avenida Carioca e indo até a Rua Bahia). O trecho foi entregue no mês de maio, junto com a ordem de serviço para a segunda etapa da via, que segue da Rua Bahia até a Rua Santa Catarina. A primeira fase, somando todas as intervenções (como a construção de galerias de drenagem e as desapropriações), ficou orçada em R$ 43.480.179,76. A próxima fase, em andamento, terá investimento de R$ 28.759.083,03, e previsão de ser concluída e entregue à população ainda neste ano.

Entre as etapas do PMM que já foram entregues pelo Estado neste ano, também estão obras que beneficiarão a Serra. No ano passado, foi dada a ordem de serviço para a ampliação da Avenida João Palácio, na primeira frase, que vai de Eurico Salles até o cruzamento com a Avenida Norte Sul. E a previsão é de que essa obra, que está em andamento, seja concluída ainda neste ano, em um investimento total de R$ 6.581.722,33. A segunda parte dela, que prevê construção de viaduto, com o cruzamento da BR 101, e de túneis, no entroncamento das avenidas João Palácio e Norte Sul, teve a ordem de serviço para execução do projeto feita em julho deste ano. A previsão é de essa etapa ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2013, com a obra executada e concluída até o final de 2014, com investimentos de R$ 40 milhões.

Benefícios para todos

Para a Grande Vitória, três ações importantes já foram entregues no primeiro semestre de 2012. “No mês de junho foi apresentada a nova frota do Transcol, com 42 veículos mais sustentáveis e, consequentemente, menos poluentes, fabricados nos padrões Proconve 7 (P7), capazes de reduzir em 90% a emissão de partículas de enxofre na atmosfera”, explica o secretário Fábio Damasceno. O investimento total foi de R$ 10.815.000,00, sendo R$ 257,5 mil para cada veículo. E a previsão, para 2014, é de que o Transcol tenha 551 ônibus sustentáveis.

Além dos novos veículos, a Região Metropolitana da Grande Vitória também ganhou com as ordens de serviço dois importantes projetos executivos, já em andamento: o da Quarta Ponte, uma nova ligação entre Vitória e Cariacica; e o de implantação dos mais de 30 quilômetros de corredores exclusivos e inteligentes do BRT. A Quarta Ponte contará com recursos federais ou de financiamento, e tem previsão de ser inaugurada até o final de 2016. Mesmo prazo estipulado para a implantação e o funcionamento completo do BRT. O projeto foi contratado por R$ 26,5 milhões; mas todo o BRT está orçado em R$ 867,4 milhões, somando-se os mais de 30 quilômetros de intervenções viárias, obras de arte (como viadutos e túneis), reformas, ampliações, além de uma nova tecnologia de monitoramento e de controle do sistema e de integração dos modais, por meio de uma bilhetagem eletrônica única.

Assessoria de Comunicação da Setop
Maurílio Mendonça