09/04/2014 13h04 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Primeiro bloco de cadeiras do Estádio Estadual Kleber Andrade já está instalado

O mosaico das arquibancadas no Estádio Estadual Kleber Andrade começa a ser desenhado. Nesta quarta-feira, uma comitiva do Governo do Estado realizou uma visita técnica para acompanhar o início da instalação das primeiras cadeiras nas arquibancadas do complexo esportivo.

“O Kléber Andrade já está com cobertura, os vestiários e o gramado estão em estágio bem avançado, quase pronto para receber jogos e treinos. E essa arena esportiva, que também servirá ao atletismo, será ainda um grande centro de convivência social, para trabalhos em educação, cultura, assistência social e recreação, para todos os capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.

Além do governador, participaram da visita a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira Costa, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o diretor geral do Instituto de Obras Públicas, Luiz Cesar Maretto, o prefeito Juninho, de Cariacica, o presidente da Federação Capixaba de Futebol, deputados estaduais, entre outras autoridades.

O Estádio Kleber Andrade está sendo preparado para receber a seleção de Camarões, que utilizará o Estádio capixaba para os treinamentos preparatórios para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Até o final de maio, estarão concluídas as etapas necessárias para oferecer condições de treinamento para a seleção de Camarões, como o campo de futebol, arquibancadas, vestiários, entre outros, já que a totalidade do empreendimento só poderá ser concluída após a saída das equipes em treinamento.

O assento escolhido para as arquibancadas possui encosto feito de polipropileno com aditivos anti UV e anti-chamas. Segundo o diretor geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, o modelo também foi escolhido levando-se em consideração o quesito da segurança. “Não é possível desprender nenhuma peça ou parte do material, de forma que algo possa ser utilizado em eventuais brigas, causando ferimentos”, ressaltou.

Já o mosaico formado pelas cores das cadeiras foi proposto pela arquiteta Scheila Basílio, responsável pelo projeto, e é inspirado no artista modernista holandês PietMondrian.

O Projeto

O Estádio Estadual Kleber Andrade é o primeiro grande complexo esportivo do Estado. A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo, em uma área superior a 85.000m², local do antigo estádio do Rio Branco.

Acessibilidade e visibilidade são as questões centrais em um estádio de futebol. Espaço para multidão, um estádio deve contemplar de maneira eficiente esses dois itens. O desenho do novo Estádio integra-se à geografia local, formando recintos verdes de convívio, taludes e paredes jardins, minimizando, assim, o impacto da robusta e necessária estrutura. O projeto explora o entorno, onde montanhas e vazios favorecem uma transparência visual em harmonia com a topografia.

Um estádio hoje é também um centro de convivência social. Seus usos são múltiplos: esportes, educação, cultura (museus e salas de exposição), atividades recreativas e sociais são características de todos osnovos estádios no mundo.

O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.

Um belo pórtico formado pelo edifício Educacional, de dois pavimentos, formaliza a entrada principal com as bilheterias e áreas para atendimento social e comercial. O Edifício marca o acesso às instalações esportivas, e abrigará inúmeras atividades sociais geridas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica. Sua estrutura construtiva, com uso de planta livre, permite liberdade à edificação que poderá ser utilizada para diversos fins (administrativos, culturais e educativos).

O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos.

Os camarotes também estão divididos em Setor A e Setor B e podem ser acessados por elevadores, escadas, rampas e escadas-rampas. As cabines de imprensa estão nos camarotes Setor A, com acesso direto aos vestiários dos atletas, onde foram projetadas duas salas para coletivas. São cabines de imprensa para Rádio e TV com toda a infraestrutura necessária para atender a emissora oficial e as demais emissoras. Ainda no setor A estão duas tribunas de honra, uma copa/bar, sanitários e salas técnicas. No Setor B estão duas tribunas de honra, nove camarotes com copa/bar, sanitários e salas técnicas.

Ao lado da bilheteira de acesso 2, pela Rua São Paulo, está a área destinada aos veículos televisivos com acesso exclusivo para imprensa e todo o apoio necessário.

O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.
O projeto, doação da iniciativa privada, é assinado pelos arquitetos Sheila Basilio, que também é responsável pela coordenação local, e Ciro Pirondi.

Susana Kohler
Assessora de Comunicação