10/10/2014 14h46 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Primeira fase das obras do Terminal de Itacibá chega ao fim

A circulação na Região Metropolitana da Grande Vitória se estrutura física e funcionalmente por meio de uma malha urbana única. Nesse sentido, o deslocamento via transporte coletivo, na maioria dos casos, acontece por linhas que percorrem os territórios de dois ou mais municípios.

Além disso, a integração dessas linhas é realizada nos famosos terminais de ônibus que, hoje, apresentam alto grau de saturação, tanto de plataforma para acomodação dos usuários, quanto de baias e áreas de estocagem de veículos. Diante dessa situação, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes Urbanos de Vitória (Ceturb), realiza uma reestruturação dos terminais.

O Terminal Urbano de Integração de Itacibá, em Cariacica, é um deles. O espaço opera no limite de sua capacidade, com pouco conforto para seus usuários. Buscando atender a nova demanda capixaba, desde junho de 2013, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) executa as obras de reforma e ampliação do local.

A área atual do Terminal de Itacibá ocupa uma faixa de terreno, paralelo à Rodovia José Sette, com aproximadamente 40 metros de largura, o que representa 18 pontos de parada. Com a reforma, ampliação e modernização, uma nova plataforma será construída com capacidade para outros 17 pontos de parada, além de área de circulação e embarque.

“A área do terminal passará de 8 mil metros quadrados para 18 mil metros quadrados. O número de parada de ônibus, que hoje são de 18, será ampliado para 35. As obras do novo terminal de Itacibá vão garantir melhorias na mobilidade e qualidade no atendimento à população”, destacou o diretor de planejamento do Iopes, Fábio Borlote.

A obra está prevista para ser entregue em abril de 2015 e já se encaminha para execução da segunda fase do projeto. “Atualmente, estamos trabalhando na construção da superestrutura dos pilares. Um detalhe nesse ponto é importante, o formato em “Y” invertido garante mobilidade para os usuários e contribui para uma arquitetura arrojada”, explica Fábio Borlote.

A primeira fase do projeto consiste na construção da segunda plataforma e a estrutura de concreto que possui aproximadamente três mil metros quadrados. Após a edificação dos pilares será realizada a montagem da cobertura metálica. Na segunda fase, será realizada a reforma e ampliação da antiga plataforma.

Benefícios da ampliação do Terminal de Itacibá
• Atender as atuais necessidades operacionais e físicas de terminal;
• Absorver o crescimento e adensamento da região de influência;
• Viabilizar a integração com os terminais de Jardim América e São Torquato, permitindo a implantação de novas linhas alimentadoras e troncais.
• Permitir a integração de toda a rede de linhas alimentadoras dentro do município de Cariacica, uma vez que o usuário poderá fazer transbordo entre as linhas do próprio terminal ou se deslocar até os demais instalados no município sem o pagamento de nova tarifa.
• Descongestionar os acessos ao terminal pelo fornecimento de áreas adequadas de estocagem para os ônibus, situação que hoje ocorre nas margens das vias de entrada/saída e no corredor viário de acesso.
• Melhorar o atendimento aos desejos de deslocamento dos usuários de 35 bairros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iopes
Ravane Denadai
Tel: 27 3636-2005 / 99972-5862
comunicacao@iopes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard