18/01/2013 14h05 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Piúma contará com Unidade Integrada de Polícia

Moradora de Piúma há 40 anos, Aparecida Vieira está otimista com a construção da nova Unidade Integrada de Polícia (Uip) no município. “Certamente a nova estrutura irá trazer melhorias para a segurança da população local”, disse a aposentada durante a assinatura da ordem de serviço que autorizou as obras da unidade na região. A assinatura foi dada na tarde desta sexta-feira (18) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e reuniu moradores e autoridades locais.
A Uip irá acomodar o 2º Pelotão da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar e a Polícia Civil em um único espaço, com 255 metros quadrados. A unidade será construída dentro dos padrões de acessibilidade, com acesso de presos independente dos demais ambientes e estacionamento. A previsão é que a obra esteja concluída no mês de setembro. A construção da unidade representa o investimento de R$ 800 mil.
Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço da Uip, o governador do Estado afirmou que o desafio da segurança pública aumentou nos últimos anos, principalmente devido ao aumento do consumo de drogas.
“Para combater a violência, a segurança pública precisa investir em duas frentes: uma é recompor o efetivo das polícias Civil e Militar, como já estamos fazendo, e a outra é investir em tecnologia e em infraestrutura como a que será feita em Piúma”, disse Casagrande.

O secretário de segurança, Henrique Herkenhoff, ressaltou a integração das polícias em um único espaço. “O projeto da Uip visa a integração das polícias. Em um mesmo espaço as polícias Civil e Militar estarão juntas para executar seu trabalho. Isso tornará o atendimento a população mais otimizado e irá proporcionar um ambiente confortável aos servidores e ao cidadão que necessita do socorro do Estado”, enfatiza o secretário.
A obra será gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). O local terá 12 ambientes, com recepção, sala de identificação, sala de recepção de presos, uma sala de videomonitoramento, duas salas de atendimento reservado, vestiários feminino e masculino, cozinha, sala de descanso e sala do comandante e do subcomandante.
“É muito gratificante contribuir para a melhoria da segurança pública. É uma obra que faremos com grande dedicação. Com o corpo técnico do Iopes, vamos construir uma boa estrutura física, com acabamento de qualidade”, disse Luiz Cesar Maretto, diretor geral do Iopes.
Benefícios
A Unidade Integrada de Polícia (Uip) terá em um mesmo espaço a Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento ostensivo na região, e uma delegacia de Polícia Civil. A integração tornará o trabalho policial mais facilitado. A Polícia Civil, além de receber os boletins de ocorrência registrados pela Polícia Militar, também manterá no local um posto de identificação para emissão de carteira de identidade.

Além disso, a estrutura irá garantir mais condições de trabalho aos servidores da segurança pública. A integração entre as duas polícias também tornará o atendimento à população mais ágil e eficiente.
O sargento Paulo Cola, comandante do 2º Pelotão da 10ª Companhia Independente, afirmou que uma boa estrutura física favorece o trabalho da polícia. “Primeiramente, o policial trabalha mais motivado para atender melhor a comunidade e os turistas que visitam a região. Além disso, a Uip será um local mais digno para receber o cidadão. Com a Polícia Civil integrada teremos um atendimento mais ágil”, afirmou.
Piúma recebe a sétima unidade da Praça Saudável
Uma academia ao ar livre, com equipamentos novos e profissionais à disposição. O Projeto Praça Saudável inaugurou nesta sexta-feira (18) sua sétima praça, desta vez no município de Piúma. O novo espaço, localizado em frente a Praia de Piúma, foi entregue pelo governador Renato Casagrande e representa um investimento de R$ 62.449,90.

"A atividade esportiva é um instrumento de incentivo à saúde e prevenção às drogas. Por isso, estamos investindo em projetos como a Praça Saudável. Estamos, também, levando esporte às áreas do Estado Presente, construindo diversos Campo Bom de Bola, além de quadras e campos por todo o Espírito Santo", afirmou Casagrande.
Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, tornar a praça um local de convivência é uma das motivações do projeto. "O objetivo dessa praça é oferecer acessibilidade para toda a comunidade. Além de equipamentos com peso, o diferencial da praça é o espaço para cadeirantes, o que nos obriga a oferecer professores para orientar o público e eles já estão contratados", explicou Vandinho.
A academia já está funcionando e os interessados em utilizar a Praça Saudável devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo de Piúma. Domingos Martins, São Domingos do Norte e Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Itaguaçu e Itarana também estão com praças em funcionamento.

Assessoria de comunicação/Sesp
Andressa Moreno / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli