16/07/2015 13h43 - Atualizado em 19/08/2015 11h19

Paulo Ruy e Colnago participam da 3ª audiência sobre a ferrovia Vitória-Rio

Nesta sexta-feira (17), em Campos dos Goytacazes (RJ), será realizada a terceira Audiência Pública sobre a Ferrovia Vitória-Rio, onde será apresentado aos empresários o projeto da ferrovia EF-118, que vai interligar os complexos portuários dos dois estados. O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, o subsecretário Valdir Uliana, e o vice-governador César Colnago, participarão da audiência, que será realizada, entre 9h e 13h, na Universidade Cândido Mendes.

O objetivo é receber sugestões e questionamentos para aprimorar os estudos técnicos que vão disciplinar as condições em que se dará a concessão à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre os estados do Espírito Santo e Rio Janeiro. Promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esta será a terceira Audiência Pública de quatro que serão realizadas sobre a implantação da ferrovia. A última vai acontecer em Brasília, no próximo dia 28.

Os investimentos na nova ferrovia Vitória-Rio estão estimados em R$ 7,8 bilhões. Pelo projeto, o trecho ferroviário terá 577 km de extensão e atenderá à demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo. Aqui no Estado, a ferrovia passará pelos municípios de Vila Velha, Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy e Mimoso do Sul.

EF-118

A EF-118 faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que prevê a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país. O objetivo desse programa é expandir a capacidade da malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir os custos com fretes. Em 2013, os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro celebraram convênio para avaliação e elaboração do projeto da nova estrada de ferro.

Essa ferrovia fará a articulação com a futura Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru (EF-354), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop
Leila Oliveira