23/06/2015 12h09 - Atualizado em 19/08/2015 11h19

Paulo Ruy apresenta problemas e soluções para a Leitão da Silva

“Faltou planejamento antes do início da obra de ampliação da Avenida Leitão da Silva. Não houve os entendimentos necessários com a Prefeitura de Vitória, nem com as concessionárias de água, energia e telefone que operam na região”. Essa foi à fala inicial do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, na Audiência Pública realizada na noite desta segunda-feira pelo vereador de Vitória, Devanir Ferreira (PRB).

A Audiência Pública sobre o atraso nas obras da Leitão da Silva contou com um público de mais de 40 pessoas e com as presenças de secretários municipais de Vitória, do diretor do DER, Halpher Luigi, da diretora da Cesan, Sandra Sily, do presidente da Associação dos empresários da Leitão da Silva, Wellington dos Santos, e representantes da empresa que executa a obra.

Segundo Paulo Ruy Carnelli, devido à falta de planejamento, os problemas com as interferências e as demandas da Prefeitura de Vitória foram sendo resolvidos no decorrer da obra, o que gerou o atraso e as reclamações dos comerciantes e dos usuários da via. “Hoje, 95% desses problemas já foram resolvidos com muitas reuniões envolvendo a Prefeitura de Vitória, a Cesan, a EDP Escelsa e as telefônicas”, garantiu o secretário. Ele destacou ainda a importância do diálogo constante com os comerciantes e com a comunidade local.

O diretor geral do DER, Halpher Luigi, explicou o novo cronograma da obra, que teve início em janeiro de 2014 e deveria ser concluída em julho deste ano. Ele informou que a empresa contratada entregará essa etapa da obra até março de 2016, quando ficará pronto o lado da Av. Leitão da Silva, sentido Maruípe. “Uma nova licitação terá início em agosto, para contratar a segunda etapa da obra. Com isso, o outro lado da avenida, sentido Beira-Mar, será entregue no final de 2016, juntamente com as obras adjacentes e toda a macrodrenagem”, afirmou o diretor.

Também foi informado aos presentes que, junto com as medidas para agilizar a obra, estão sendo adotadas várias providências para melhorar a limpeza, a sinalização e o acesso às lojas. Também foi implantada uma sinalização noturna, iluminando o trecho em obras. Além de reduzir os transtornos, o objetivo é dar mais segurança a quem trafega no local. Os agentes de trânsito estão mais presentes e, a partir desta semana, alguns trechos serão asfaltados, melhorando as condições de tráfego na avenida.

Leila Oliveira
Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop