23/09/2014 12h13 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Palestra voltada ao Pedestre no Dia Mundial Sem Carro

Nessa segunda-feira é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) incluiu na programação da Semana Nacional de Trânsito, que segue até esta quinta-feira (25), uma palestra voltada a um meio alternativo de transporte e a segurança dos pedestres.

A designer de bicicletas e representante nacional do movimento Cycle Chic, Dora Moreira, apresentou na manhã dessa segunda-feira (25) o movimento Cycle Chic, que busca difundir o uso da bicicleta não só como lazer, mas como mais um meio de transporte, integrado à realidade e ao dia a dia do cidadão.

“A bicicleta também é um meio de transporte, e é importante que quem esteja em uma tenha a consciência e respeite as leis de trânsito, descendo da bicicleta para atravessar a rua, respeitando a sinalização e, principalmente, dando a preferência ao pedestre.”

Para o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, esse é o propósito da Semana Nacional do Trânsito, promover o diálogo entre os diversos agentes do trânsito, gerando uma reflexão em torno das medidas que possam garantir a segurança nas vias.

“O Detran|ES realizou os investimentos em educação e em sinalização, promovendo a conscientização de adultos e crianças, e melhorias viárias, mas a construção do trânsito seguro e humano depende da participação de cada um. É necessário que todos reflitam sobre o que pode ser feito, enquanto pedestre, para garantir que esteja seguro no seu trajeto e, enquanto motorista, como colaborar com a segurança dos demais.”

Dia Mundial Sem Carro

Para integrar a data, a direção do Detran|ES decidiu promover mais uma ação e convidou os servidores a se deslocarem nessa segunda-feira (22) de ônibus ou bicicleta. Durante todo o dia o estacionamento do Departamento ficará fechado, permitindo a parada somente de carros oficiais e de idosos e deficientes físicos.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES:
Eduardo Brinco
eduardo.brinco@detran.es.gov.br