11/01/2013 12h38 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Operação Lei Seca: Espírito Santo tem novo modelo de blitz

O Governo do Espírito Santo apresentou na tarde desta sexta (11) o novo modelo de fiscalização dos condutores que insistem em dirigir sob o efeito de álcool. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e pelo Detran|ES, em entrevista coletiva, apresentaram a nova estrutura das blitze de combate à embriaguez ao volante que será adotada a partir desta semana. Agora, a ação passa a se chamar Operação Lei Seca e faz parte do Programa Juntos pela Vida, que tem como meta a diminuição dos índices de acidentes de trânsito no Estado.
O novo formato das blitze da Lei Seca apresenta identificação visual marcante, sendo possível aos condutores compreender imediatamente o propósito da fiscalização. Além disso, as ações contarão com mesas e cadeiras mais confortáveis e banheiros químicos para os policiais envolvidos na operação.
Os novos equipamentos e a identidade visual coincidem com o momento pelo qual passa o País, de vigência da nova Lei Seca, que passou a valer a partir do dia 21 de dezembro. A nova lei prevê multa de R$ 1.915,40 sendo o valor dobrado caso o motorista seja reincidente dentro do período de um ano. Para a comprovação criminal, vídeos e fotos também passaram a valer como prova.
Toda a estrutura da nova blitz foi doada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), conforme prevê o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual determina que a destinação da verba arrecadada em multas será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
"Nossos investimentos em blitzes mais organizadas, bem estruturadas, somados aos nossos esforços para educar jovens e crianças, são destinados a preservar as vidas dos nossos condutores e passageiros, sejam locais ou os que estão visitando o nosso Estado. O Espírito Santo trabalha para ter um trânsito mais humano, sem violência. Além disso, estamos garantindo, com essa nova roupagem, melhores condições de trabalho para os policiais e de atendimento aos motoristas abordados", destacou o governador Casagrande.
Segundo o diretor geral do Detran|ES, Fabio Nielsen, os policias do BPTran mereciam uma nova estrutura de trabalho, com aumento da capacidade da fiscalização . "Há quatro meses estivemos aqui, na sede do BPTran, para acompanhar uma blitz e neste dia vimos a necessidade de melhorias. A operação teve de ser interrompida devido a uma forte chuva. Agora os policiais tem conforto e proteção para fazer as multas, mesmo em dias de chuva", ressaltou o diretor.
As novas blitze da Lei Seca fazem parte do programa Juntos Pela Vida, que integra diversos órgãos estaduais e investe em ações conjuntas de fiscalização, educação e sinalização viária.
O comandante do BPTran, tenente coronel José Wallace dos Santos Brandão, reforçou o balanço positivo das ações de fiscalização. "No ano de 2012 aplicamos mais de 60 mil autos de infração graças ao trabalho árduo dos nossos policiais, além disso, recolhemos 8.430 carteiras de habilitação. Foram mais de 15 mil veículos recolhidos aos pátios e hoje o Detran|ES entrega esta estrutura, que para nós é muito importante para melhorar as condições do nosso trabalho. Antes procurávamos pontos com iluminação e locais com banheiros, como postos de combustível. Agora poderemos fazer blitz mesmo em pontos não iluminados, com proteção da chuva, e com banheiros próprios", disse o comandante.

Bafômetros descartáveis
Durante todo o verão o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) utilizará novos bafômetros descartáveis, doados pelo Governo Federal. O objetivo dos equipamentos é tornar mais ágeis as abordagens aos condutores. No total, serão 19 mil bafômetros descartáveis utilizados como pré-teste para identificar se houve consumo de bebida alcóolica. Caso o descartável acuse a ingestão de álcool, o condutor será encaminhado para realizar o teste com o aparelho eletrônico.
Os bafômetros descartáveis acusam somente a ingestão de álcool, não oferecendo o registro da quantidade ingerida, condição necessária para a multa. Por este motivo, no Estado, eles serão utilizados como pré-teste. Com o novo método de abordagem, a expectativa é que os condutores sejam liberados mais cedo do local da fiscalização, tendo, por consequência, um maior número de pessoas abordadas.

Operação Verão
Os equipamentos irão auxiliar as ações de fiscalização desenvolvidas pelo BPTran em vários pontos do Estado. Para isso, desde o mês de dezembro, blitze estão sendo realizadas especialmente na orla e em pontos estratégicos das rodovias estaduais e perímetro urbano da Região Metropolitana da Grande Vitória durante a Operação Verão. O objetivo é reduzir o número de acidentes de trânsito, conferir a documentação obrigatória dos motoristas e inibir a embriaguez ao volante. As ações seguem até o Carnaval.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard