07/07/2014 06h33 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Obras do Portal do Príncipe foram autorizadas nesta sexta-feira (04)

O Governo do Espírito Santo autorizou nesta sexta-feira (04) o início das obras da primeira etapa do Complexo Viário Portal do Príncipe. A autorização foi assinada pelo governador Renato Casagrande durante solenidade realizada no Mercado da Vila Rubim, em Vitória. As intervenções têm como objetivo melhorar o acesso dos caminhões ao Porto de Vitória e a chegada da Segunda Ponte.

Além do governador do Estado Renato Casagrande participaram da solenidade o secretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a deputada federal Iriny Lopes, o deputado estadual Marcelo Santos, subsecretários, vereadores, líderes comunitários, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Renato Casagrande destacou as diversas ações do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que é coordenado pela Setop. “Essa é mais uma intervenção do PMM, que é um programa que pensou a infraestrutura da região metropolitana de maneira integrada. Nunca o Estado ousou tanto em relação aos investimentos para a mobilidade urbana”, afirmou o governador.

O secretário Fábio Damasceno, na abertura da solenidade, fez uma apresentação de todo o projeto do Portal do Príncipe. “Com a realização dessa primeira etapa, nós vamos ampliar o espaço urbano das vias da região, criar um novo acesso ao porto, segregando o trânsito pesado, além de outras melhorias como recuperação de calçadas, adequação cicloviária e paisagismo”, explicou o secretário.

Ainda durante a solenidade, o Governo do Estado assinou um convênio para repasse de recursos à Prefeitura de Vitória, no valor de R$ 4.495.270,36 para a execução de obras de reforma e recuperação da Ponte Seca, na Região da Vila Rubim, em Vitória.

O prefeito Luciano Rezende destacou a importância das duas intervenções para a cidade de Vitória. “São obras que vão organizar o acesso sul à cidade e valorizar toda essa região. A ponte seca é especial, uma construção da década de 20 e esperamos que o projeto de restauro resgate todas as características originais da construção”, disse o prefeito.

Obras do Portal do Príncipe

O sistema viário e o viaduto do Portal contemplam essa primeira etapa das intervenções. A estrutura do viaduto é de concreto com extensão total de 274 metros. O projeto integra as obras do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM). O valor desta intervenção é de R$ 19,7 milhões e o prazo de execução é de 24 meses.

Além do viaduto, drenagem, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e adequações viárias fazem parte do projeto, que visa proporcionar uma melhor circulação na região da Ilha do Príncipe, um dos gargalos na entrada da Capital. Nessa área, atualmente, as dificuldades de circulação causam retenção do tráfego nas horas de pico.

Informações à imprensa:
Susana Kohler