01/07/2015 11h30 - Atualizado em
19/08/2015 11h19
Obras do Corredor Leste-Oeste serão retomadas em agosto
A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) conseguiu a liberação de R$ 124,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a conclusão das obras do Corredor Urbano Leste-Oeste, que liga os municípios de Cariacica e Vila Velha. Os contratos estão paralisados por falta de recursos desde o ano passado, com exceção de passivos ambientais. As obras serão retomadas em agosto e concluídas em 18 meses.
O investimento total para a conclusão das obras é da ordem de R$ 148 milhões, incluindo o trecho do Corredor Urbano Sudeste, interseção com a Leste-Oeste, no valor de R$ 39 milhões. Iniciadas em julho de 2007, as obras de implantação do Corredor Leste-Oeste, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), fazem parte dos investimentos do Governo do Estado em mobilidade urbana gerenciados pela Setop.
Nas próximas etapas, estão previstas obras de pavimentação do trecho de 2,2 quilômetros de extensão, entre os bairros Rio Marinho, em Vila Velha, e Campo Belo, em Cariacica; construção do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e viário complementar; ponte sobre o Rio Marinho com extensão de 132 metros; canalização do rio Marinho; transposição de adutora da Cesan, em Cariacica; e a conclusão de trecho do Corredor Sudeste com implantação de ciclovia e canalização do Córrego Maria Preta.
O Corredor Leste-Oeste vai criar uma nova ligação entre as BRs 262 e 101, em Cariacica (Contorno) à Rodovia Darly Santos, em Vila Velha. Segundo o secretário Paulo Ruy Carnelli, essa rodovia vai encurtar em 20 minutos o tempo do percurso e contribuirá para a revitalização de áreas atualmente propícias a processos de transformação e valorização urbana, além de oportunizar o adensamento de áreas hoje subutilizadas. “A Leste-Oeste será um novo eixo de desenvolvimento na parte sul metropolitana, capaz de atrair empresas e condomínios residenciais, e possibilitará a criação de novas linhas de ônibus, permitindo melhores condições de deslocamento das pessoas”, enfatizou.
Desafios
As obras de implantação do Corredor Leste-Oeste são um verdadeiro desafio para o DER-ES. Isso porque realizar obras de grande porte na Região Metropolitana da Grande Vitória, já bastante urbanizada, demanda muito cuidado e critério no processo de desapropriações. As negociações entre o Estado e os moradores podem extrapolar prazos previstos inicialmente, por razões alheias à vontade do órgão que gerencia as obras.
Outro fator que exige tempo é o tipo de solo encontrado na região. A Leste-Oeste está sendo construída sobre um antigo alagado, com terreno de solo mole. Esse terreno precisa ser estabilizado para que o asfalto não deforme. Para isso, é necessário realizar um procedimento chamado sobrecarga. Neste procedimento, são depositadas toneladas de terra sobre o solo mole, para que o terreno “assente”, o que demanda observação e tempo.
Informações à Imprensa:
Leila Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop
(27) 3636-9617 / (27) 99697-6783
O investimento total para a conclusão das obras é da ordem de R$ 148 milhões, incluindo o trecho do Corredor Urbano Sudeste, interseção com a Leste-Oeste, no valor de R$ 39 milhões. Iniciadas em julho de 2007, as obras de implantação do Corredor Leste-Oeste, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), fazem parte dos investimentos do Governo do Estado em mobilidade urbana gerenciados pela Setop.
Nas próximas etapas, estão previstas obras de pavimentação do trecho de 2,2 quilômetros de extensão, entre os bairros Rio Marinho, em Vila Velha, e Campo Belo, em Cariacica; construção do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e viário complementar; ponte sobre o Rio Marinho com extensão de 132 metros; canalização do rio Marinho; transposição de adutora da Cesan, em Cariacica; e a conclusão de trecho do Corredor Sudeste com implantação de ciclovia e canalização do Córrego Maria Preta.
O Corredor Leste-Oeste vai criar uma nova ligação entre as BRs 262 e 101, em Cariacica (Contorno) à Rodovia Darly Santos, em Vila Velha. Segundo o secretário Paulo Ruy Carnelli, essa rodovia vai encurtar em 20 minutos o tempo do percurso e contribuirá para a revitalização de áreas atualmente propícias a processos de transformação e valorização urbana, além de oportunizar o adensamento de áreas hoje subutilizadas. “A Leste-Oeste será um novo eixo de desenvolvimento na parte sul metropolitana, capaz de atrair empresas e condomínios residenciais, e possibilitará a criação de novas linhas de ônibus, permitindo melhores condições de deslocamento das pessoas”, enfatizou.
Desafios
As obras de implantação do Corredor Leste-Oeste são um verdadeiro desafio para o DER-ES. Isso porque realizar obras de grande porte na Região Metropolitana da Grande Vitória, já bastante urbanizada, demanda muito cuidado e critério no processo de desapropriações. As negociações entre o Estado e os moradores podem extrapolar prazos previstos inicialmente, por razões alheias à vontade do órgão que gerencia as obras.
Outro fator que exige tempo é o tipo de solo encontrado na região. A Leste-Oeste está sendo construída sobre um antigo alagado, com terreno de solo mole. Esse terreno precisa ser estabilizado para que o asfalto não deforme. Para isso, é necessário realizar um procedimento chamado sobrecarga. Neste procedimento, são depositadas toneladas de terra sobre o solo mole, para que o terreno “assente”, o que demanda observação e tempo.
Informações à Imprensa:
Leila Oliveira
Assessoria de Comunicação
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(27) 3636-9617 / (27) 99697-6783