10/03/2014 12h39 - Atualizado em
19/08/2015 11h08
Obras da Leitão da Silva começam nesta quarta-feira (12)
As obras de ampliação de capacidade da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, começarão nesta quarta-feira (12). Os quase 03 quilômetros de via serão reestruturados, com a criação de mais uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, criação de ciclovia, reabilitação dos passeios, cobertura da galeria, além da melhoria na drenagem.
A intervenção está dividida em quatro fases: A primeira delas compreendida entre a Avenida Rio Branco e a Rua Constante Sodré. A segunda, entre as Ruas Constante Sodré e Dr. Eurico Aguiar. A fase três será entre a Rua Dr. Eurico Aguiar e a Rua das Palmeiras. A última fase, a quarta, é entre a Rua das Palmeiras até a Avenida Maruípe. A previsão é que a execução da obra por toda a via termine em um ano e meio.
Interdição
Do dia 12 até o dia 16 de março a via estará interditada parcialmente – faixa 3 e passeio. A partir do dia 17, a Avenida sentido Maruípe será totalmente fechada. Enquanto esse trecho estiver interditado, outras três faixas da via oposta funcionarão: duas no sentido Centro-Maruípe e uma no sentido Maruípe-Centro. Lembrando que as calçadas estarão livres para passagem de pedestres, protegidas com telas para evitar qualquer acidente.
Quem passará pelo local a partir de quarta-feira (12) deverá ficar atento à nova sinalização da área. Placas e faixas auxiliarão os motoristas. Material gráfico informativo sobre a obra também será distribuído. Além da abordagem e diálogo constante com os moradores e comerciantes da região.
Para o subsecretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Valdir Uliana, todo o cronograma de interdição foi pensado para que haja o mínimo de desconforto para quem ali trafega. “Dividimos a obra em fases justamente para não paralisar a via toda. Sabemos a importância dessa avenida e quanto o capixaba esperava por sua reestruturação. De pouco em pouco vamos trabalhando a via”, destacou Uliana.
Mobilidade
A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), e terá um investimento de R$ 50 milhões, sendo parte do recurso do Estado e outra do BNDES. As intervenções de melhoria nesse relevante eixo viário buscam minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas de toda a Região Metrolitana.
A intervenção é considerada um marco, pois se trata de uma obra pré-BRT. “Essa é a primeira obra oficial para receber o sistema BRT, de ônibus rápidos em corredores exclusivos. Intervenção estruturante que auxiliará todo o novo sistema de transporte público que passará na Reta da Penha, concentrando o fluxo de veículos de passeio”, salientou o subsecretário.
Números do projeto:
- 112 empregos diretos
- 2,6km de asfaltamento
- 2,9km de ciclovias
- 1.850m de galerias
- 3.000m de rede de drenagem
- 37.000m² calçadas
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9.9697.6783
Comunicasetop@gmail.com
A intervenção está dividida em quatro fases: A primeira delas compreendida entre a Avenida Rio Branco e a Rua Constante Sodré. A segunda, entre as Ruas Constante Sodré e Dr. Eurico Aguiar. A fase três será entre a Rua Dr. Eurico Aguiar e a Rua das Palmeiras. A última fase, a quarta, é entre a Rua das Palmeiras até a Avenida Maruípe. A previsão é que a execução da obra por toda a via termine em um ano e meio.
Interdição
Do dia 12 até o dia 16 de março a via estará interditada parcialmente – faixa 3 e passeio. A partir do dia 17, a Avenida sentido Maruípe será totalmente fechada. Enquanto esse trecho estiver interditado, outras três faixas da via oposta funcionarão: duas no sentido Centro-Maruípe e uma no sentido Maruípe-Centro. Lembrando que as calçadas estarão livres para passagem de pedestres, protegidas com telas para evitar qualquer acidente.
Quem passará pelo local a partir de quarta-feira (12) deverá ficar atento à nova sinalização da área. Placas e faixas auxiliarão os motoristas. Material gráfico informativo sobre a obra também será distribuído. Além da abordagem e diálogo constante com os moradores e comerciantes da região.
Para o subsecretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Valdir Uliana, todo o cronograma de interdição foi pensado para que haja o mínimo de desconforto para quem ali trafega. “Dividimos a obra em fases justamente para não paralisar a via toda. Sabemos a importância dessa avenida e quanto o capixaba esperava por sua reestruturação. De pouco em pouco vamos trabalhando a via”, destacou Uliana.
Mobilidade
A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), e terá um investimento de R$ 50 milhões, sendo parte do recurso do Estado e outra do BNDES. As intervenções de melhoria nesse relevante eixo viário buscam minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas de toda a Região Metrolitana.
A intervenção é considerada um marco, pois se trata de uma obra pré-BRT. “Essa é a primeira obra oficial para receber o sistema BRT, de ônibus rápidos em corredores exclusivos. Intervenção estruturante que auxiliará todo o novo sistema de transporte público que passará na Reta da Penha, concentrando o fluxo de veículos de passeio”, salientou o subsecretário.
Números do projeto:
- 112 empregos diretos
- 2,6km de asfaltamento
- 2,9km de ciclovias
- 1.850m de galerias
- 3.000m de rede de drenagem
- 37.000m² calçadas
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