03/03/2015 12h37 - Atualizado em 19/08/2015 11h09

Obra na Avenida Leitão da Silva fica pronta até dezembro

As obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva serão concluídas até o final do ano. A informação foi dada nesta terça-feira (03) pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, durante a reunião com os empresários que tem comércio na via. Também participaram do encontro o
vereador Serjão, técnicos do DER e da Setop e o secretário municipal de
Projetos Especiais de Vitória, Sérgio Peterle.

Dois pontos foram destacados pelo secretário Paulo Ruy: a transferência da obra para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), visando fortalecer e melhorar a gestão dos serviços, e a garantia dos recursos para a sua continuidade. “Não há problemas de recursos, já que a obra da Avenida Leitão da Silva conta com financiamento do BNDES”, afirmou o secretário.

Os empresários presentes esclareceram dúvidas sobre o projeto e andamento
da obra e reivindicaram mais agilidade. Para o representante da Eletromil, Glaicon Baptista, “a promessa de hoje, de concluir a obra esse ano, é uma vitória”.

As obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva tiveram início em março de 2014 com previsão de conclusão em 18 meses, mas sofreu atraso pela sua complexidade e alterações no projeto, em função do sistema de macrodrenagem da Prefeitura de Vitória. “Houve ampliação de duas para três galerias, com o objetivo de resolver o problema de alagamento na região em períodos de chuva intensa”, explicou Paulo Ruy.

Os quase três quilômetros de via serão reestruturados, com a criação de mais
uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, criação de ciclovia, reabilitação dos passeios, cobertura da galeria e melhoria
na drenagem. A obra tem duas principais funções, sendo uma delas melhorar a mobilidade, dando maior fluidez no trânsito de uma das principais avenidas da
Capital. A outra é a melhoria da macrodrenagem, possibilitando o escoamento mais rápido das águas das chuvas.

O projeto que faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) é
considerado um marco por integrar uma obra pré-BRT, e visa uma melhoria
significativa nesse eixo viário, buscando minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, proporcionar maior segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas da região.

Leila Oliveira
Assessoria de Comunicação da Setop