16/11/2011 07h55 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Novo Dório Silva: 65% das obras do hospital estão concluídas

As obras do maior hospital do Espírito Santo, o novo Dório Silva, previsto para o primeiro semestre de 2012, estão 65% concluídas. Dos sete blocos erguidos, três já estão sendo pintados. O hospital terá mais de 32 mil metros quadrados e será referência estadual em urgência e emergência de politraumatismo, tratamento de queimados e maternidade de alto risco, oferecendo mais leitos à população.

Além de ser o primeiro a ter um heliponto para receber pacientes de urgência e emergência, o Novo Dório Silva traz mais respeito ao meio ambiente, através de uma arquitetura sustentável, que terá, entre outros pontos, o reaproveitamento de água e a geração de energia solar.

O Novo Dório Silva terá um acréscimo no número de leitos, passando dos atuais 234 para 371 leitos. O número de leitos intensivos subirá de 48 para 84, sendo 44 adultos e 40 pediátricos. A área de construção aproximada do hospital é de 32 mil metros quadrados, além do estacionamento com 517 vagas. O investimento total é de R$ 135.024.565,68.

O Centro Cirúrgico, localizado no bloco C, contará com oito salas de cirurgia, sendo quatro exclusivas para centro obstétrico, e com quadro elétrico inteligente, que acusará qualquer problema nos aparelhos. A emergência será situada no bloco D, assim como a ala infantil do hospital. Já o bloco E vai abrigar o Pronto-Socorro.

Na passagem para o bloco F haverá uma praça central arborizada, com espaço aberto e chafariz. O bloco F será o mais alto, com sete andares de construção, abrigando, além de enfermarias e consultórios, um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, que servirá para treinamentos, palestras e apresentações. Os blocos A e B servirão para manutenção e setor administrativo, respectivamente.

Além disso, todo o hospital está sendo construído dentro de um conceito moderno, com instalações que proporcionarão maior conforto para o paciente. As enfermarias vão garantir a privacidade das pessoas internadas e do próprio corpo de funcionários. Haverá também varandas em todos os andares e um espaço de vivência privativo a céu aberto com muito verde. Todos os quartos terão banheiro com espaço e adequação para cadeira de rodas.

Sustentabilidade

A natureza sustentável da edificação demonstra a responsabilidade com o meio ambiente do Novo Hospital Dório Silva. O aproveitamento de energia solar utilizará 36 placas de captação. A água aquecida será utilizada em pias e chuveiros. Já os reservatórios de água serão separados em água potável, água de chuva e água de reuso. A água reutilizada servirá para regar jardins e para execução de limpeza externa. O sistema de reuso e de captação de água de chuva proporcionará uma economia estimada de três meses de consumo de água do hospital.

Os metais sanitários serão do tipo economizadores. Além disso, o ar-condicionado realizará uma reduzida emissão de gases e economia de energia. As luminárias do novo Dório Silva terão sistema de reatores e as lâmpadas terão alta eficiência.

O hospital também terá uma fonte própria de energia, a partir da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estação vai gerar gás metano que será utilizado para abastecer fogões, entre outras utilizações, tendo seu excedente queimado.

O novo endereço de referência da Saúde no Estado será na Avenida Paulo Pereira Gomes, próximo ao Cefet-ES e à Rodovia ES-010. A construção é realizada pelo Consórcio Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. e a Construtora CEC Ltda. A entrega do empreendimento está prevista para o primeiro semestre de 2012.

Assessoria de Comunicação do Iopes
Anderson Chagas