28/03/2013 11h05 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Novo corredor urbano é entregue à população de Viana

Os bairros Marcílio de Noronha, Canaã e Bairro Universal, em Viana, receberam, nessa quarta-feira (27), uma nova via que garante mais segurança, mobilidade e serviços públicos à população do município. Com a implantação do Corredor Urbano Viana Norte, a população conseguirá transitar entre os bairros do município sem precisar passar pela BR 262. E ainda ganharão uma nova linha de ônibus do Sistema Transcol para atender à região.

Junto ao governador Renato Casagrande estiveram presentes à solenidade o prefeito de Viana, Gilson Daniel; o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Tereza Casotti; o deputado federal Lelo Coimbra; os deputados estaduais Gildevan, Aparecida Denadai, Solange Lube, Lúcia Dornelas e Sandro Locutor; além de vereadores de Viana e secretários do Estado e do município.

Mais mobilidade

“O Corredor Viana Norte é de extrema importância para a mobilidade de quem vive nos bairros que serão diretamente beneficiados com essa via. Além de permitir essa ligação direta de um bairro ao outro, o que garante até o crescimento da economia local, a nova via ainda traz mais mobilidade à região, com a criação dessa nova linha de ônibus que irá beneficiar diretamente 20 mil pessoas, que moram ou trabalham ali. É mais um investimento importante do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), feito pelo Governo do Espírito Santo com a intenção de trazer mais qualidade de vida à população da Grande Vitória”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante a solenidade.

A nova via, com 3,8 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 12,1 milhões, faz parte desse pacote de mais de 50 obras e ações em prol da mobilidade e do transporte coletivo, com um investimento previsto de R$ 3 bilhões, só para o PMM, nos próximos anos.

“Mesmo passando por um período de crise e de perdas de receita, com o fim do Fundap e os riscos na mudança dos royalties, o Espírito Santo avança nos seus investimentos. Se há perda de um lado, a saída é buscar recursos de outras fontes, e foi o que fizemos. Organizamos a nossa casa, cortamos alguns gastos possíveis e garantimos que o nosso Estado continue crescendo, com um investimento anual próximo de R$ 2 bilhões”, explica o governador Renato Casagrande.

Benefícios

Com a inauguração do Corredor Viana Norte, será possível criar uma nova linha de ônibus, do Sistema Transcol, para atender a região. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) irá oferecer uma linha municipal para atender aos moradores de oito bairros cortados pela nova via: Vila Bethânia, Eldorado, Caxias do Sul, Marcílio de Noronha, Primavera, Canaã, Universal e Viana Sede. Aproximadamente 20 mil pessoas serão diretamente beneficiadas pela nova linha, que deverá ser criada até o final do mês de abril.

“Com a conclusão de Viana Norte nós criamos essa linha municipal de ônibus que consegue ligar os dois lados do município, cortados pela rodovia federal, sem precisar transitar pela BR 262. E isso é possível porque, em 2011, nós também inauguramos a Viana Sul que, assim como a Viana Norte, permite a ligação entre bairros do município sem precisar acessar a via federal. Isso garante conforto, mobilidade e segurança à população”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno.

Atualmente, o município de Viana, que tem cerca de 65 mil habitantes, é atendido por 23 linhas do Transcol. A região de Marcílio de Noronha e Canaã, onde foi inaugurado o Corredor Viana Norte, nessa quarta-feira (27), já é atendida pelas linhas 911, 912, 913 e 982.

Corredor Urbano

Ao longo dos 3,8 quilômetros de extensão do Corredor Viana Norte foram construídas pistas simples, com 3,5 metros de largura. Para garantir mais segurança, conforto e integração entre os diferentes modais, foram implantadas calçadas para pedestres e faixas multiuso, que também podem ser utilizadas por ciclistas. As calçadas têm dois metros de largura e foram construídas nos dois sentidos entre os bairros Marcílio de Noronha e Canaã. Assim como as faixas multiuso, que também possuem dois metros de largura e estão implantadas nos dois sentidos da via.

Essa estrutura reflete a modernização que o Governo do Espírito Santo está implantando nas rodovias e corredores urbanos em todo o Estado, por meio do Programa de Mobilidade Metropolitana. Só neste ano, três vias previstas no PMM foram inauguradas pelo governador Renato Casagrande. Além de Viana Norte, também foram concluídas as obras de ampliação da Avenida Fernando Ferrari, em Vitória; e a duplicação da Avenida João Palácio, na Serra.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães