04/05/2013 11h37 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Nova rodovia estadual vai ligar Montanha e Pedro Canário

A rodovia ES 209, que liga os municípios de Montanha e Pedro Canário, se transformará em breve em um novo eixo viário no extremo norte do Espírito Santo com a pavimentação autorizada pelo governador Renato Casagrande, na manhã desta sexta-feira (03).
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) iniciará as obras de pavimentação da rodovia, no valor de R$ R$ 34.521.938,88, que tem o percurso traçado entre a sede do município de Montanha e o distrito de Cristal, em Pedro Canário.

O governador, acompanhado do vice Givaldo Vieira e de sua comitiva, foi recebido pelo prefeito do município, Ricardo Favarato, no centro de Montanha, para a assinatura solene. Estiveram presentes os deputados estaduais Eustáquio de Freitas e Gildevan Fernandes, além de vereadores, prefeitos dos municípios vizinhos e demais autoridades locais.

“Estamos reforçando a nossa malha viária para garantir a segurança dos cidadãos que trafegam pelo Espírito Santo, com um investimento de mais de 660 milhões. Aqui no Norte, temos importantes investimentos em infraestrutura de estradas que serão determinantes para atrair o desenvolvimento, de forma sustentável, e para garantirmos qualidade de vida e oportunidades para os moradores dos municípios atendidos”, garantiu o governador Casagrande.

Pavimentação

Esta é uma obra bastante aguardada pela população local, que hoje atravessa por uma via bastante antiga e em condições precárias de tráfego. A nova rodovia vai garantir que os municípios de Montanha e Pedro Canário estejam ligados por uma via segura e confortável.

"A consolidação deste pleito dos moradores de Montanha e do Extremo Norte, vai beneficiar o escoamento da produção agrícola, vai facilitar o acesso às comunidades rurais e representa, sobretudo, dignidade às pessoas que utilizam a rodovia. Outra importante conquista para os montanhenses é a implantação da telefonia rural em Vinhático, por meio deste programa pioneiro e audacioso, o Comunicação no Campo, planejado e executado sob a coordenação do governador Renato Casagrande", frisou o vice-governador Givaldo Vieira.

São 33,23 quilômetros de extensão, em que o DER vai construir pistas com 3,5 metros de largura em cada sentido, além de acostamentos com 1,5 metro de largura nos dois lados.

Para garantir mais conforto aos usuários do transporte intermunicipal, o Departamento vai implantar abrigos de ônibus ao longa na rodovia. Serão diretamente beneficiados os distritos de Trinta de Maio, Ramal da Fumaça e Três de Agosto.

As obras somam um investimento de R$ 34.521.938,88 do Governo do Espírito Santo e fazem parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR).

PAR

Lançado em 25 de junho de 2012, em solenidade no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, o Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR) soma um investimento de mais de R$ 660 milhões em investimentos em novas obras e novos projetos para aproximadamente mil quilômetros de novas vias.
O PAR é um marco no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Por meio da reforma, ampliação e pavimentação dessas vias, o programa pretende levar desenvolvimento para todo o Espírito Santo, descentralizando a economia e reforçando a logística de transporte, melhorando o bem estar da população capixaba.

Rol de obras

As obras do PAR irão beneficiar diretamente os seguintes municípios: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Vila Valério.

Indiretamente, as obras beneficiam todo o Estado, garantindo melhor escoamento de produção, melhoria no fluxo de veículos e mais segurança e conforto aos capixabas e turistas que trafegam pelas rodovias estaduais.

Betina Guimarães
Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES