01/11/2012 12h15 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Motoristas devem ficar atentos ao licenciamento veicular

Os proprietários de veículos devem conferir se realizaram o pagamento do licenciamento anual antes de pegar a estrada neste feriado prolongado. Caso o documento não esteja em dia, o motorista pode ter o veículo retido pela fiscalização e enviado a um dos pátios credenciados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), além ter de arcar com os custos de remoção, estada e quilômetro percorrido.

Atualmente, um quarto da frota de veículos do Espírito Santo já necessita do licenciamento 2012 para circular. As exceções são apenas para aqueles proprietários que possuem placas com os números finais 9 e 0. Estes têm até o mês de novembro para regularizar o veículo.

É importante lembrar que a cobrança do licenciamento é diferente do IPVA, que deve ser pago sempre no primeiro semestre do ano. O gerente operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho, explica que as duas cobranças ainda geram confusão. "Muitos motoristas pagam o IPVA em dia e acreditam que estão quites com suas obrigações. O licenciamento sempre é cobrado no segundo semestre. Caso o IPVA esteja em débito, o valor aparecerá junto ao licenciamento. Por isso, ainda existem pessoas que confundem as duas cobranças", esclareceu o gerente.
O
utros motivos também podem fazer o veículo ser recolhido, tais como o mal estado de conservação, pneus carecas, farol quebrado, transporte de passageiros no porta-malas, estacionamento irregular e trafegar sem o limpador de para brisa.

Uma vez recolhido, o carro ou a moto só poderá ser retirado após o pagamento de todas as eventuais multas existentes, o licenciamento vencido e as taxas devidas pelo serviço do pátio credenciado. Os proprietários devem ficar atentos também à data de apreensão, pois os veículos só podem ser retirados nos dias úteis, uma vez que as taxas devem sem pagas na rede bancária. Caso o veículo seja apreendido nesta sexta-feira (02), por exemplo, a retirada somente poderá ocorrer na segunda-feira (05).

Confira as taxas do serviço de reboque:

- R$ 45,18 - Rebocamento de veículos de duas ou três rodas;
- R$ 67,77 - Rebocamento de veículos de duas ou três rodas em estacionamento irregular;
- R$ 67,77 - Rebocamento de veículos de quatro rodas ou mais, com até 3.500 kg;
- R$ 101,65 - Rebocamento de veículos de quatro rodas ou mais, com até 3.500 kg, em estacionamento proibido;
- R$ 135,53 - Rebocamento de veículos de quatro rodas ou mais, acima de 3.500 kg;
- R$ 203,30 - Rebocamento de veículos de quatro rodas ou mais, em estacionamento proibido, acima de 3.500 kg;
- R$ 4,52 - Acréscimo por km rodado (veículos de duas ou três rodas);
- R$ 6,78 - Acréscimo por km rodado (veículos de quatro rodas ou mais, de até 3.500 kg);
- R$ 13,55 - Acréscimo por km rodado (veículos de quatro rodas ou mais, acima de 3.500 kg)
- R$ 22,59 - Estadia de veículos (por dia ou fração - veículos de duas ou três rodas);
- R$ 33,88 - Estadia de veículos (por dia ou fração - veículos de quatro rodas ou mais, de até 3.500 kg);
- R$ 67,77 - Estadia de veículos (por dia ou fração - veículos de quatro rodas ou mais, acima de 3.500 kg)

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Karyna Amorim