05/02/2013 15h22 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Motoboys têm até junho para instalar equipamentos obrigatórios

Desde este sábado (02) já estão em vigor às regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinam os requisitos de segurança e o curso especializado obrigatório para os motoboys em todo o país. Embora as resoluções federais já estejam em vigor, no Espírito Santo a fiscalização dos equipamentos obrigatórios ocorrerá em junho, e o curso obrigatório será exigido a partir de setembro, conforme a instrução de serviço nº 02/2013 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).
De acordo com a instrução de serviço as razões para o adiamento da fiscalização são o alto custo dos equipamentos, bem como o número reduzido de instrutores e empresas aptas a ofertar o curso. Até junho serão realizadas blitze educativas para orientar os motoboys da necessidade do curso e de todos os equipamentos previstos nas resoluções nº 356 e nº 410 do Contran.
Em junho os agentes da autoridade de trânsito começam a cobrar os elementos de segurança obrigatórios para a atividade, como a proteção lateral envolta do motor (mata cachorro), antena corta-pipa, colete refletivo e baú adequado às exigências estipuladas pelo Contran. A moto deve ser registrada como veículo de carga junto ao Detran|ES e ter registro de veículo de aluguel junto às prefeituras municipais.
O motoboy deve ainda fazer o curso obrigatório em uma empresa credenciada pelo Detran|ES, que será exigido em setembro. O curso tem duração de 30 horas e incluí disciplinas como ética e cidadania, legislação, gestão do risco sobre duas rodas e transporte de cargas. Atualmente o curso pode ser encontrado no Sest/Senat, mas outras duas empresas já estão em processo de credenciamento e passarão a oferecer o curso em breve.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vinícius Yungtay