31/07/2013 08h31 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Moradores de Vila Velha participam de reunião pública sobre aquaviário

Moradores de Vila Velha participaram de reunião pública sobre o aquaviário, no auditório do Centro Estadual de Ensino Técnico Vasco Coutinho, no Centro de Vila Velha, nesta terça-feira (30). O Governo do Espírito Santo apresentou os estudos técnicos, a proposta de implantação do novo sistema de transporte à população e anunciou duas estações do modal no município.

A reunião organizada pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) seguiu o cronograma de apresentação do novo sistema aquaviário ao público, dando oportunidade a todos de conhecer e esclarecer dúvidas. No último dia 18 de julho, foi realizada em Vitória uma audiência pública sobre o tema.

A apresentação do modal foi feita pelo secretário de Estado dos Transportes, Fábio Damasceno e o evento contou com a participação do diretor presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) Léo Carlos Cruz, além do secretário municipal de transportes Romário de Castro, vereadores da região e representantes do Ministério Público Estadual e de movimentos sociais.

Representantes dos bairros Itapoã, Praia dos Recifes, Araças, Barra do Jucu, Nova Ponta da Fruta, Itaparica, Novo México, Nossa Senhora da Penha, Recanto da Sereia, Ponta da Fruta, Praia da Costa, Centro, Vila Nova e Nova América estiveram presentes.

A implantação do aquaviário faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que possui ações voltadas para a melhoria do transporte público, do trânsito e infraestrutura nas cidades da Grande Vitória e do interior do Estado. Entre os benefícios do sistema hidroviário estão a rapidez no deslocamento, mais segurança e conforto para usuários, precisão no tempo de viagem e integração com o sistema Transcol.

Fábio Damasceno destacou que o investimento que será feito pelo Governo faz parte de uma política pública voltada para a garantia da mobilidade urbana e que a participação dos capixabas nesta etapa do projeto do aquaviário é de extrema importância. “As sugestões, registradas pelo público durante a audiência e nesta reunião, serão analisadas pelo Grupo Técnico Executivo (GTE) responsável pela avaliação do projeto do sistema.

Podemos fazer alterações para adequar a necessidade da população. Novas linhas já estão sendo estudadas como Glória, Dom Bosco, Rodoviária, Santo Antônio e Porto Santana e no segundo ano de funcionamento podem ser implantadas, por exemplo”, disse Damasceno.

Estações

O modal hidroviário terá quatro embarcações e cada uma com capacidade para transportar 200 passageiros.

O sistema terá quatro estações com acessos flutuantes. Atendendo a solicitação dos participantes da audiência pública realizada no dia 18 de julho, a Setop planejou duas estações localizadas em Vila Velha, na Prainha e no bairro Argolas. E outras duas em Vitória, na Praça do Papa e outra no Centro, sendo assim a estação Dom Bosco foi retirada da primeiro ano de implantação do sistema. Todas terão estacionamentos para veículos, bicicletários, banheiros e lanchonetes. Os trajetos serão entre os municípios de Vitória e Vila Velha e terão tempo de duração máximo de até 6 minutos.

A tarifa será unificada com o Sistema Transcol. Aqueles que não utilizam o sistema de transporte público coletivo da Grande Vitória terão que adquirir bilhete de passagem, que terá o mesmo valor do sistema Transcol. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) será responsável por fiscalizar o sistema.

O novo sistema hidroviário funcionará a partir de Parceria Público Privada (PPP), onde o Governo do Estado fará o aporte para a construção das estações e aluguel das primeiras embarcações. Já empresa vencedora da licitação, ficará responsável pela operação do sistema. Após dois anos de funcionamento, em caso de crescimento da demanda, a empresa e o governo vão estudar a inclusão de novas linhas no sistema.

Assessoria de Comunicação da Setop
Gabriela Galvão