03/09/2012 12h34 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Mobilidade Urbana é tema de debate nesta terça-feira (04)

O governador Renato Casagrande abrirá nesta terça-feira (04) o evento "Mobilidade Urbana é Solução", que se realiza no Hotel Sheraton, em Vitória, a partir das 8h30min. O fórum será um espaço para o debate aberto, no qual serão discutidas soluções e novas ideias para a mobilidade metropolitana na Grande Vitória. Também serão debatidas as futuras ações políticas em prol da mobilidade e serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no setor.

O tema mobilidade urbana é visto pelo Governo do Estado como uma de suas prioridades. Desta forma, no último mês de maio, foi apresentado o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), com mais de 50 obras e ações que beneficiam o transporte coletivo e o deslocamento entre as cidades, um investimento acima de R$ 3 bilhões para os próximos quatro anos.

Além do governador Renato Casagrande, estarão presentes no evento o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Penhalosa, que fará um relato sobre a implantação e o funcionamento do BRT em sua cidade; o consultor, especialista em coordenação e gestão de projetos de logística e transportes, Wagner Colombini, que também vai falar sobre o BRT, no Brasil; além da presença do diretor do BNDES, Guilherme Narciso de Lacerda; de representante do GVBus; dos secretários de transporte das Prefeituras da Grande Vitória; e do representante do ES em Ação.

Logo após a fala do governador Renato Casagrande, serão apresentadas, pelo secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, mais informações sobre o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que conta com recursos próprios, de repasse federal e de financiamento.

Dentro do PMM estão previstas, ao todo, 51 obras e ações viárias de interesse para o transporte público, com construção de novas vias, de corredores para melhorar o tráfego da Região Metropolitana, além da adaptação de vias para o futuro transporte coletivo, o BRT, e de diversas melhorias para o atual sistema de transporte, como a instalação de câmeras e reformas nos dez terminais; mais a ampliação da capacidade de alguns deles, como o de Vila Velha, que está em obras e com previsão de ser concluído no ano que vem.

O PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.

Dentro do cronograma, a previsão é de já concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estarão concluídos; e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Entre algumas das obras do PMM estão a Quarta Ponte, a implantação dos mais de 30 quilômetros de corredores inteligentes e exclusivos para ônibus (o BRT), duas obras de grande impacto, que estão com os projetos executivos contratados e o prazo de entrega estimado para o final de 2016; mais a alça da Terceira Ponte, o Corredor Bigossi e a Avenida Fernando Ferrari, vias que estão com algumas etapas concluídas, e outras que devem ser entregues ainda em 2012.

Serviço:
Evento - “Mobilidade Urbana é Solução”
Local - Hotel Sheraton, Vitória
Data - 04 de setembro, terça-feira
Horário - das 08h às 12h

Programação do evento:
09h / Abertura do evento com o presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho.
09h10 / Fala do governador Renato Casagrande.
09h30 / Apresentação do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do ES, feita pelo secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
10h / Depoimento do ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Penhalosa.
10h30 / Apresentação do consultor, especialista em coordenação e gestão de projetos de logística e transportes, Wagner Colombini.
11h30 / Mesa redonda com Guilherme Narciso de Lacerda, diretor do BNDES; Fábio Damasceno, secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas; representante do GVBus; secretários de transporte das Prefeituras da Grande Vitória; e representante do ES em Ação.
12h / Encerramento.

Informações à Imprensa:
Maurílio Mendonça
Assessoria de Comunicação da Setop
3636-9617 / 9697-6783
maurilio.mendonca@setop.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard