16/02/2013 13h24 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Menos de 2 km de Domingos Martins a Marechal Floriano

Na manhã deste sábado (16) teve início mais uma importante obra para o Espírito Santo. Foram iniciadas as obras de implantação e pavimentação da Rodovia ES 376, que serão realizadas pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).
A ES 376, que aproxima os dois municípios, também garante um novo acesso asfaltado à localidade de Campinho, o que garantirá mais fluidez ao trânsito da região.

Estiverem presentes na solenidade o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno; o deputado federal Lelo Coimbra; os deputados estaduais Gilson Lopes e Cacau Lorenzoni; mais os prefeitos de Domingos Martins, Marechal Floriano e Viana, além de vereadores e secretários municipais da região.

"É com muito orgulho que somos tão bem recebidos para dar ordem de serviço de início de obra de pavimentação deste trecho de 1,8 quilômetros da rodovia ES 376. Trecho importante que trará mais mobilidade, segurança e bem-estar à população dessa região, em especial aos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano", disse o governador Renato Casagrande.

Esta obra faz parte do rol de ações previstas para este ano. "O ano de 2013 será lembrado pela economia capixaba. Graças à nossa organização teremos condições de investir a marca histórica de R$ 2 bilhões em obras e ações, no Espírito Santo. E a mesma quantia será destinada em 2014. Superamos esse período de perdas na arrecadação e em meio a crise mundial graças a uma boa organização financeira e por meio de uma série de financiamentos que vão nos garantir a tranquilidade de crescer nosso Estado com qualidade e confiança", afirma o governador Casagrande.

A obra

Por meio da nova via o percurso será reduzido em 4,5 quilômetros. Ou seja, hoje o motorista precisa percorrer 6,6 quilômetros para ir de um município ao outro, e, após a conclusão das obras, esse trajeto será de 1,8 km.

A nova rodovia vai fazer ligação entre Campinho, em Domingos Martins, e o km 43, da BR 262, em Marechal Floriano. Serão construídas pistas simples, com três metros de largura em cada sentido, além de faixa de segurança e sistema de drenagem.

"Também vamos garantir uma área para ciclistas e pedestres, com uma faixa multiuso, com cerca de três metros de largura, para trazer mobilidade a todos da região, além de garantir um espaço seguro para prática de atividade física, somando bem-estar à população", explicou o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno.

Além disso, ao término das obras, o motorista que sai de Domingos Martins terá uma segunda alternativa para chegar até Marechal Floriano. "Esse é um sonho que espero há anos. Teremos mais segurança para chegar à sede da cidade sem precisar passar pela BR", diz Osvaldo Wruck, 81 anos.

Seu Osvaldo vive na mesma casa onde nasceu, na beira da ES 367. "A gente molhava a estrada por causa da poeria. Isso quando não tinha muito buraco. Agora, com a pavimentação, vai ser mais rápido e mais seguro chegar à cidade", comemora Wruck.

As obras somam um investimento de R$ 2.093.113,97 do Governo do Espírito Santo e fazem parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR).

PAR

Lançado em 25 de junho de 2012, em solenidade no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, o Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR) soma um investimento de mais de R$ 660 milhões em investimentos em novas obras e novos projetos para aproximadamente mil quilômetros de novas vias.

O PAR é um marco no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Por meio da reforma, ampliação e pavimentação dessas vias, o programa pretende levar desenvolvimento para todo o Espírito Santo, descentralizando a economia e reforçando a logística de transporte, melhorando o bem estar da população capixaba.

Rol de obras

As obras do PAR irão beneficiar diretamente os seguintes municípios: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Vila Valério.

Indiretamente, as obras beneficiam todo o Estado, garantindo melhor escoamento de produção, melhoria no fluxo de veículos e mais segurança e conforto aos capixabas e turistas que trafegam pelas rodovias estaduais.

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Betina Guimarães