06/07/2012 11h54 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Mais uma obra do Programa de Mobilidade Metropolitana é concluída

O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do Espírito Santo, teve mais uma obra concluída e apresentada à população, na manhã desta quarta-feira (04). Trata-se do novo Terminal Rodoviário de Vila Velha, instalado na Rodovia Darly Santos, ao lado do Terminal de Itaparica, em um terreno que foi doado pelo Estado à administração municipal.

“A doação do terreno para a construção do novo Terminal Rodoviário de Vila Velha foi um pedido da Prefeitura de Vila Velha atendido pelo governador Renato Casagrande, por se entender a importância dessa obra para o município e para a Região Metropolitana. Esse espaço faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que o Estado lançou recentemente, dentro de um pacote de 51 obras e um investimento total de R$ 3 bilhões para melhorar a mobilidade, como um todo, na Grande Vitória”, disse o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno, durante a solenidade de entrega da obra.

Depois de mais de 20 anos funcionando em Coqueiral de Itaparica, a nova estrutura garante aos usuários um espaço mais amplo, ao lado do Terminal de Itaparica. É a primeira vez que um terminal rodoviário é instalado estrategicamente ao lado de um terminal de transporte metropolitano. “Ter o Terminal de Itaparica ao lado do Terminal Rodoviário de Vila Velha agiliza a viagem do passageiro, levando mais conforto e segurança para ele conseguir chegar até a sua casa sem precisar se deslocar demais para pegar um ônibus ou optar por um táxi”, pontuou o secretário Fábio Damasceno.

Dentro do pacote de obras do PMM, o município de Vila Velha ainda vai receber outras dez intervenções de infraestrutura viária, como a construção da Avenida Perimetral, que liga a região da Praia da Costa e Itapoã até Araçás, com a via saindo na Rodovia Darly Santos, ao lado do novo terminal rodoviário. O projeto está em fase de elaboração e será executado em duas etapas. Antes será concluído o início dessa avenida, com obras em andamento, dando continuidade ao viaduto da Terceira Ponte, a partir da Rua Bahia, até a Rua Santa Catarina. Essa obra será concluída entre o final deste ano e o início de 2013.

Para o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, as mudanças fazem parte do projeto de crescimento e de desenvolvimento da cidade. “A localização da rodoviária está ligada ao mapa logístico que estamos construindo em parceira com o Governo do Estado. Definimos o entorno da Rodovia Darly Santos como um novo eixo de desenvolvimento na cidade e, com isso, a região vai sediar importantes empreendimentos como shopping, salas comerciais, além de importantes sedes administrativas de órgãos públicos, entre eles, a Receita Federal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, explicou o prefeito Neucimar Fraga.

O novo terminal tem uma área total de 15 mil metros quadrados, e uma estrutura coberta de três mil metros. O local abrigará oito lojas, sete guichês de atendimento e duas lanchonetes, além de oferecer 43 vagas de estacionamento, sete baias para ônibus e um guichê com informações turísticas. O espaço começará a funcionar no próximo dia 10 de julho.

Assessoria de Comunicação da SETOP Maurílio Mendonça: (27) 3636-9617 / e-mail: maurilio.mendonca@setop.es.gov.br