19/07/2013 13h17 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Mais de 200 pessoas participam de audiência pública sobre novo aquaviário

Com a participação de mais de 200 pessoas, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) apresentou à população da Grande Vitória os detalhes do novo aquaviário durante uma audiência pública, realizada nesta quinta-feira (18).

A implantação do novo aquaviário é uma das ações do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) colocado em prática pelo Governo do Estado e entre as vantagens do novo sistema estão a rapidez no deslocamento, mais segurança e conforto para usuários, precisão no tempo de viagem e integração com o sistema Transcol.

Participaram da audiência, o secretário de Estado dos Transportes Fábio Damasceno, a subsecretária de Estado de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, o subsecretário de Obras Metropolitanas, Luiz Casotti, a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) Tereza Casotti, o subsecretário de Logística e Transportes, Valdir Uliana, o secretário de Estado de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam), José Eduardo Faria de Azevedo, o diretor da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) Léo Carlos Cruz, representantes da empresa que elaborou estudos de viabilidade do modal e do grupo técnico do Governo do Estado, além de lideranças comunitárias e moradores da Grande Vitória.

Fábio Damasceno pontuou a importância da audiência pública e a implantação do novo sistema hidroviário. “Nosso governador Renato Casagrande sempre incentivou a volta do aquaviário, que faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana. Este programa prevê vários investimentos para garantir a infraestrutura urbana. Fizemos estudos para verificar a viabilidade e a audiência pública é o primeiro passo antes da licitação da parceira público privada (PPP), que irá possibilitar a retomada do sistema. Vamos analisar as considerações da população por meio de grupo técnico. O aquaviário será um sistema integrado ao Transcol, a uma rede de bicicletas e outros modais de transporte”, pontuou o secretário de Estado dos Transportes.

O secretário de Estado de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Azevedo disse que o modelo do novo aquaviário trará benefícios à população, como a redução do tempo de viagem, conforto e segurança. “O principal interesse do governo é o desenvolvimento de uma política de mobilidade e promover bem-estar da população”, disse Azevedo.

O modal hidroviário terá quatro embarcações e cada uma com capacidade para transportar 200 passageiros. O sistema terá quatro estações com acessos flutuantes e serão localizadas na Prainha em Vila Velha; na Praça do Papa, em Vitória; outra será próxima ao antigo Terminal no Dom Bosco e a quarta estação será no Centro de Vitória. Todas terão estacionamentos para veículos, bicicletários, banheiros e lanchonetes. Os trajetos serão entre os municípios de Vitória e Vila Velha e terão tempo de duração máximo de até 6 minutos.

A tarifa será unificada. Os usuários do Transcol não terão custo para utilizar os catamarãs. Aqueles que não utilizam o sistema de transporte público coletivo da Grande Vitória terão que adquirir bilhete de passagem, que terá o mesmo valor do sistema Transcol. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) será responsável por fiscalizar o sistema.

O novo sistema hidroviário funcionará a partir de Parceria Público Privada (PPP), onde o Governo do Estado fará o aporte para a construção das estações e aluguel das primeiras embarcações. Já empresa vencedora da licitação, ficará responsável pela operação do sistema. Após dois anos de funcionamento, em caso de crescimento da demanda, a empresa e o governo vão estudar a inclusão de novas linhas no sistema.

Assessoria de Comunicação da Setop
Gabriela Galvão