21/07/2012 12h08 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

‘Juntos Pela Vida’ é exemplo internacional no combate à violência no trânsito

Redução no número de acidentes e de mortes, somados ao aumento de policiais nas ruas, com mais operações e blitze nas rodovias estaduais, além dos investimentos em educação e em infraestrutura, são dados positivos que resumem o começo das ações do Programa “Juntos Pela Vida”, em prol da segurança no trânsito da população do Espírito Santo. O resultado é uma queda de 8% no total de acidentes de trânsito em vias estaduais, em apenas seis meses. E o mais importante: uma redução de 27% no total de mortes. Entre os motociclistas, vítimas constantes do trânsito, a queda foi de 35%.

O resultado é tão impactante que o Governo do Espírito Santo apresentou, na tarde desta quinta-feira (19), os dados iniciais do programa “Juntos Pela Vida” em um evento internacional, com palestra do secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. A palestra ocorreu na programação do Congresso Internacional de Trânsito "Ideias que Salvam Vidas", um espaço construído pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). O “Juntos Pela Vida” virou referência mundial de combate à violência no trânsito.

“Estamos trabalhando com o foco na redução de acidentes e de mortes, principalmente. Vamos agir com ações educativas, de fiscalização e com maior infraestrutura, num investimento total de R$ 100 milhões até o final de 2014”, explicou o secretário estadual Fábio Damasceno.

Programa

O “Juntos Pela Vida” é resultado de um trabalho interdisciplinar, orientado pelo governador Renato Casagrande, que envolve ações das secretarias dos Transportes e Obras Públicas (Setop), de Educação (Sedu), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), de Saúde (Sesa), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Casa Militar.

Para o comandante do BPTran, tenente coronel José Walace dos Santos Brandão, os dados comprovam a soma de esforços para reduzir acidentes de trânsito. “Intensificamos a fiscalização, aumentamos o número de operações do ‘Juntos pela Vida’ para identificar irregularidades e também prevenir acidentes. Para que os números continuem reduzidos, precisamos contar também com a conscientização das pessoas em dirigir de forma defensiva para promover a paz no trânsito”, disse o comandante.

Histórico

O programa foi lançado no ano passado, durante a Semana Nacional do Trânsito, em solenidade no Palácio Anchieta. O “Juntos Pela Vida” leva em consideração a resolução A/RES/64/255, da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), publicada no dia 02 de março de 2010, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito". A resolução foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

O documento da ONU recomenda aos países membros a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio, tendo como meta de estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Maurílio Mendonça Tel.: 3636-9617 / 9863-8814 maurilio.mendonca@setop.es.gov.br // Informações à Imprensa: Diretoria de Comunicação PMES Coronel Glauco Carminat Rodrigues Tel.: (27) 3636-8715 chefe.pm5@pm.es.gov.br Assessor de imprensa: Sandra Dalton Tels.: (27) 9901-9862 / 3636-1573 comunicapmes@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard