20/09/2012 14h30 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

‘Juntos Pela Vida’ comemora um ano de ações com redução de acidentes e de mortes no trânsito

O Programa ‘Juntos Pela Vida’, do Governo do Estado, completou, nesta terça-feira (18), durante o lançamento da Semana Nacional do Trânsito, um ano de existência, e com muitas conquistas a comemorar. Nos primeiros oito meses deste ano, houve uma redução de 7% no total de acidentes e de vítimas no trânsito da Grande Vitória. Além de uma queda de 18% no total de mortes.

Essas reduções são um bom começo dentro do cronograma de metas traçadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que prevê a redução de 50% do total de acidentes, num período de dez anos. As metas fazem parte da resolução A/RES/64/255, publicada no dia 02 de março de 2010. Esse documento proclamou o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’; e motivou o Governo do Estado em desenvolver o ‘Juntos Pela Vida’, em busca de um trânsito mais seguro.

Esse programa é resultado de um trabalho interdisciplinar, orientado pelo governador Renato Casagrande, que envolve ações das secretarias dos Transportes e Obras Públicas (Setop), de Educação (Sedu), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Secretaria de Saúde (Sesa), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPTran-PMES), da Polícia Civil e da Casa Militar.

“O Estado está envolvido e comprometido em reduzir o total de acidentes e, principalmente, de mortes. Nossa meta é trazer segurança à população capixaba, com investimentos na educação, na fiscalização e na infraestrutura, os três pilares fundamentais para uma boa convivência no trânsito”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Fiscalização

Após a implantação do programa estadual, houve redução no número de acidentes e de vítimas no trânsito da Grande Vitória, principalmente no número de mortes. O número de acidentes caiu de 16.837 para 15.558, no período de janeiro a agosto de 2012, comparando com o ano passado. Houve redução, ainda, entre o total de vítimas, caindo de 5.160 para 4.789, e de mortes: de 93, em 2011, para 76, neste ano.

Essa mudança na segurança do trânsito da Grande Vitória se deve, principalmente, ao aumento no número de operações do Batalhão de Trânsito. Foram realizadas, de janeiro a agosto de 2012, 1.853 blitze, um aumento de 147%, em comparação ao mesmo período de 2011. Aumentou, também, o total de infrações, em 42%, com 34.967 registros.

Educação

Do lado da prevenção, entre as ações do programa está o projeto ‘Juntos na Escola’, que pretende implantar o conteúdo de educação no trânsito no ensino fundamental de todas as escolas públicas estaduais e municipais, e contemplar ainda, os ensinos médio, técnico e superior até 2014.

“O programa conscientiza a população sobre a má combinação entre bebida e direção, a segurança dos motociclistas, o respeito à faixa de pedestres, o uso de cadeirinhas para crianças, e os cuidados ao contratar um transporte escolar. Todas são campanhas do Detran”, frisa o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Fábio Nielsen.

Só neste ano, 160 mil crianças, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foram contempladas com a educação de trânsito nas escolas. A meta para 2013 é de alcançar 211 mil crianças e adolescentes, do 1º ao 7º ano; e 273 mil, em 2014, com alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Além de contemplar a ampliação do projeto para os ensinos médio, técnico e superior.

Infraestrutura

Dentro as ações de infraestrutura, o ‘Juntos Pela Vida’ já conseguiu implantar e melhorar, neste ano, a sinalização horizontal, vertical e semafórica em 25 municípios do Estado, por meio de convênios entre as Prefeituras e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). A meta é atender as demandas de todas as cidades até o final de 2014, com previsão de mais 25 municípios ainda em 2013.

Outro convênio do Detran-ES prevê a instalação de radares em 31 ruas e avenidas da Grande Vitória. Serão monitoradas, a partir de 2013, 186 faixas de trânsito. O edital de licitação para contratação do serviço deve ser lançado nos próximos dias, junto com outra licitação de radares, a do Departamento de Estrada de Rodagens (DER-ES). Neste caso, uma nova empresa deve assumir os equipamentos já instalados em 180 faixas de rodovias estaduais, a partir de 2013, além de implantar, até o final de 2014, aparelhos eletrônicos em mais 70 novas faixas de trânsito.

Entre as ações do DER-ES, ainda estão a intensificação de obras e serviços de conserva, como tapa buracos, roçada, capina e desobstrução dos elementos de drenagem; a análise e melhoria de pontos críticos de acidentes; a implantação do serviço de ajuda aos usuários; além da instalação de balanças e de postos de operação rodoviária. Ao todo, serão 16 postos rodoviários, sete deles entregues ainda em 2013; e o restante, em 2014.

“Com a instalação de novos equipamentos eletrônicos de velocidade e pesagem nas Rodovias Estaduais, espera-se diminuir o índice de acidentes e garantir mais segurança e mais conforto aos usuários das rodovias estaduais”, afirma a diretora geral do DER-ES, Tereza Cassoti.