01/03/2013 14h42 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Iopes completa seis anos de empreendimentos Públicos

Neste mês de março, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) comemora seis anos de atividades. Ao longo desse período, o órgão, que é uma autarquia de Governo vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), já conclui cerca de 100 obras/projetos para atender diversos órgãos do Governo do Estado. São escolas, hospitais, delegacias, terminais de passageiros, entre outros que, somados aos investimentos das obras em andamento, superam R$ 1 bilhão.

“Contando sempre com um quadro de profissionais qualificados, hoje com 102 servidores efetivo, o Instituto vem primando pela edificação de obras de qualidade, com responsabilidade e sempre contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, avalia o diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto Coura.

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, destaca que o Iopes é uma autarquia estratégica para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Apesar de ser um órgão relativamente novo, o Iopes já possui a experiência necessária para garantir a qualidade das edificações em áreas tão distintas”, disse.

Entre as obras, destacam-se a do Hospital Estadual Central e do recém-inaugurado Hospital Estadual Jayme Santos Neves. Outra obra importante na área da Saúde e que está sob responsabilidade do Iopes é a reforma e Ampliação do Hospital São Lucas, em Vitória.

Já no Esporte, o destaque são as obras de reforma e ampliação do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, e as obras de reforma e ampliação do Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, que, quando pronto, será a principal casa do futebol capixaba, mas também estará apto a receber diversas modalidades esportivas, além de atrações culturais.

Na área da Segurança Pública, o Iopes também trabalha atualmente na construção de cinco Unidades Padrão para o Corpo de Bombeiro Militar (CBMES) nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Anchieta e Guaçuí.

Já no município de Piúma, estão em andamento as obras de construção da Unidade Integrada de Polícia, tipo III.

Para a Mobilidade Urbana, o Iopes também está executando obras de reforma e modernização do Terminal Vila Velha e do Terminal de Itacibá, na Grande Vitória. Já para a Educação, são mais de 30 obras de construção, reconstrução e reforma e ampliação de escolas estaduais de diversas regiões do Estado.

Histórico

O Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) foi criado pela lei complementar 381, de 28 de fevereiro de 2007, publicada no Diário Oficial de 1º de março de 2007.

A lei complementar transformou o Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Espírito Santo (Dertes) em duas autarquias: o Iopes e o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES).

O Dertes foi criado pela lei complementar 223/2002, que fundia o Departamento de Estadas e Rodagem (DER) e o Departamento de Edificações e Obras (DEO), e regulamentado por meio do decreto 1004-R de 25 de fevereiro de 2002. O Iopes conta com uma direção geral e três diretorias - Edificações e Obras Públicas; Administrativa e Financeira; e Planejamento e Articulação Setorial.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Iopes
Susana Kohler
(27) 3636-2005/ (27)9972-5862
susana.kohler@iopes.es.gov.br
comunicação@iopes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard