02/01/2013 12h08 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Investimento de R$ 611 milhões em projetos e obras públicas

Obras de mobilidade e infraestrutura viária, construção de viadutos, pontes e barragens, contratações de dezenas de projetos executivos, além de aquisição de novas tecnologias, resultaram em investimentos de R$ 611 milhões, no ano de 2012, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e suas quatro autarquias: o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Os investimentos atendem a obras viárias de interesse público, como as do Programa Rodoviário do Espírito Santo (PRES III) e do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR), os dois de responsabilidade do DER-ES, além de projetos voltados para atender a população, como o Transcol Social e a CNH Social (Programa Incluir) e a ampliação do Terminal de Vila Velha, somada à aquisição de novos veículos e de tecnologia nova no monitoramento do transporte coletivo - previsto nas ações do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) -, assim como algumas obras viárias de mobilidade: a construção da Alça da Terceira Ponte, da ampliação da Avenida Fernando Ferrari (Vitória) e da duplicação da Avenida João Palácio (Serra).

Apenas a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) investiu cerca de R$ 105 milhões em 2012. Dentre as ações, destaque para o contrato do projeto executivo do BRT, os investimentos em monitoramento eletrônico do Sistema Transcol e o Transcol Social, com repasse de quase R$ 70 milhões. Ao todo, só no PMM, estão sendo executados 15 projetos executivos, todos contratados, além de obras importantes que continuam em andamento, como as do Corredor Bigossi e da Rodovia Leste Oeste.

“Focamos no desenvolvimento do nosso Estado como um todo. A Secretaria e suas autarquias trabalham em conjunto, pensando e atuando em infraestrutura, mobilidade urbana e logística de transporte, sem se esquecer do transporte coletivo e da educação no trânsito. Estamos integrados, preocupados em levar segurança, conforto e qualidade de vida à população”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Autarquias

Um total de R$ 490 milhões foi investido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), em obras de construção, recuperação e manutenção de rodovias estaduais. Só em obras foram mais de R$ 375 milhões, incluindo as nove que foram iniciadas para os dois programas rodoviários: quatro do PRES III e cinco do PAR . E ainda houve recurso empregado na sinalização e conservação rodoviária, além da execução de projetos executivos.

O Iopes e a Ceturb-GV receberam recursos da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas para a execução de parte das obras de ampliação e reforma do Terminal Vila Velha, em andamento. Foram cerca de R$ 3,3 milhões investidos neste ano na nova plataforma, que já tem a cobertura instalada, ficando pronta ainda em dezembro. Toda a estrutura conta com uma nova lanchonete, fraldário, sanitários e um banheiro acessível. As outras duas plataformas, que já existem, serão reformadas e ficarão prontas em 2013.

As ações do Detran|ES somaram um investimento total de R$ 13,8 milhões em 2012, incluindo as campanhas educativas e institucionais. Ao todo, seis ações macro foram desenvolvidas neste ano, somando um total de R$ 10,5 milhões. Entre elas, as campanhas educativas para os motociclistas, as do Carnaval e Programa “Juntos Pela Vida” no verão, a do Transporte Escolar e ações de bebida e direção, inclusive todo o material educativo e pedagógico que foi desenvolvido para o programa “Juntos na Escola", programa que leva a educação de trânsito para dentro das escolas da rede pública.

Ainda foram empregados cerca de R$ 2,9 milhões em sinalização viária em 34 municípios do Estado. Esta verba é para a implantação de serviços e projetos, feita em parceria com as prefeituras, por meio de convênio, e que prevê entre outros, trabalhos de pintura de vias, placas de identificação e instalação de semáforos. O Detran|ES ainda investiu outros R$ 390 mil na CNH Social, com oferta de 3000 carteiras de habilitação gratuitas só neste ano, para pessoas de baixa renda. Houve vagas abertas para a Grande Vitória e municípios do interior do Estado.

“O recurso empregado pela Setop e suas autarquias priorizou a melhoria na infraestrutura viária, levando mais segurança aos condutores de nossas rodovias; além de prever investimentos futuros na mobilidade e na fiscalização eletrônicas em rodovias estaduais e em vias de interesse metropolitano, com os editais lançados para a contratação de radares nos próximos meses. Pensamos em educação de trânsito, em fiscalização e em infraestrutura em prol de um trânsito mais humano para a nossa população”, afirma o secretário Fábio Damasceno.

Maurílio Mendonça
Assessor de Comunicação da Setop