22/12/2014 12h59 - Atualizado em 19/08/2015 11h09

GovernoES inicia obras do Contorno do Mestre Álvaro

A melhoria na fluidez e na segurança do trânsito da Serra será garantida com a construção do Contorno do Mestre Álvaro, obra que o Governo do Espírito Santo autorizou na tarde desta quinta-feira (18). A nova rodovia vai criar uma alternativa para veículos pesados evitarem o perímetro urbano e, com isso, reduzir o tempo para atravessar o município.

As obras de implantação do Contorno do Mestre Álvaro somam um investimento de aproximadamente R$ 289 milhões, realizada por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

“Essa é a primeira obra feita através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que garante mais segurança durante a execução da obra. É uma grande e respeitosa obra, e mais um grande passo da mobilidade urbana. Daqui a alguns anos a fotografia da Grande Vitória será outra e a Região Metropolitana ganhará em qualidade de vida”, destacou o governador Renato Casagrande.

Obra integrante do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Proedes) – Integração Logística, o projeto básico do Contorno do Mestre Álvaro prevê a realização de serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação de nova rodovia, contemplando a implantação de pistas duplas, canteiro central e acostamentos.

Além disso, seguindo um conceito moderno e humanizado, serão implantadas faixas multiuso em toda a sua extensão, para oferecer segurança aos ciclistas e pedestres que passarem pelo contorno.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno falou sobre a importância da obra. “É uma grande vitória, o país todo ganha. Será uma continuidade da BR 101, que será feita em alto padrão. O Governo Federal acreditou na importância da obra e garantiu o recurso. Essa é mais uma tarefa cumprida, um trabalho árduo que será recompensado com a realização”, afirmou.

A nova rodovia terá início no entroncamento com a BR 101, próximo ao Condomínio Alphaville, e se estenderá por aproximadamente 18 quilômetros, chegando novamente à BR 101, próximo ao Posto Estrela, após o posto da Polícia Rodoviária Federal.

As obras contemplam a construção de sete viadutos, sendo dois deles localizados nas interseções com a BR 101 (início e final do contorno), um sobre a linha férrea, um de acesso ao Centro de Detenção Provisória, um de acesso à Estrada Muribeca, além de dois para a realização de retorno.

O contorno vai garantir mais fluidez e segurança no trânsito da área urbana de Carapina, Laranjeiras e Serra Sede, em razão da diminuição do tráfego pesado pelas vias que atravessam o perímetro urbano; a qualificação do espaço urbano, com valorização imobiliária; a diminuição do tempo de viagem para os motoristas que desejam atravessar a Serra com destino aos municípios ao Norte do Estado; a dinamização direta do desenvolvimento industrial da Serra, bem como vai dinamizar indiretamente toda a região.