05/04/2013 11h27 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Governo pavimenta acesso à Casa Verde, no Convento da Penha

O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), lançou na última quarta-feira (03) o edital para contratar as obras de pavimentação do acesso à Casa Verde, no Convento Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. A abertura da licitação está prevista para ocorrer no dia 08 de maio, na sede do Departamento, em Vitória. As obras somam um investimento de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão e devem ser concluídas em até oito meses após a contratação da empresa.
Hoje, o acesso, que tem quase 200 metros de extensão e também é utilizado por vans que fazem o transporte de passageiros até o templo, encontra-se em leito natural, de terra. Após as obras o pavimento será composto de blocos, como na via principal, utilizada por fiéis e turistas que visitam o local. Isso garante que as características históricas e geográficas sejam respeitadas, mantendo a harmonia na construção.

Além do acesso, o DER vai construir um estacionamento para até 20 carros na área da Casa Verde, que vai atender à administração do Convento, e para as vans que fazem o trajeto. Para garantir mais conforto aos passageiros, também será construído um abrigo que protegerá os visitantes de chuvas enquanto aguardam as vans. A área total tem, aproximadamente, 250 metros quadrados.
Será realizada também a contenção de uma rocha localizada no local. A rocha tem 26 metros quadrados e, embora não apresente risco iminente, encontra-se instável.

Novo acesso ao Convento foi inaugurado em 2012

Em abril de 2012, às vésperas da Páscoa, o Governo do ES inaugurou o novo acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha.

A via, com aproximadamente 1,22 quilômetros de extensão teve a estrutura de pavimento totalmente recuperada. Além disso, o DER recuperou os muros de contenção, que já existiam ao longo da subida; implantou nova rede de drenagem e nova sinalização e construiu calçadas nos pontos onde havia espaço, respeitando a geometria e traçado original.

Por se tratar de um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento consultou o Instituto para garantir que as características históricas da via fossem mantidas.

Respeitando os aspectos tradicionais, o DER aproveitou os paralelepípedos existentes nos locais onde o piso foi recuperado.

Durante as obras as equipes atuaram utilizando técnicas e recursos bastante artesanais, evitando o uso de maquinário pesado, garantindo que a vegetação não sofresse impacto.

A estrada existente apresenta plataforma (largura) entre 4,50 e 5,50 m e as características atuais da via serão integralmente mantidas.

As obras foram iniciadas em maio de 2010 e concluídas no final de 2011. Durante este período o DER garantiu o tráfego de veículos, o que garantiu a normalidade no cronograma das atividades realizadas no santuário.

As obras de recuperação do acesso ao Convento somam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.

Informações à Imprensa:
Betina Guimarães
Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Tel. 27 3636 4404 / 9754 8048
E-mail: derbetina@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard