27/04/2013 11h13 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Governo inaugura trecho da ES 344 que liga Pancas a Águia Branca

“A nova estrada vai melhorar e muito o transporte da região. Antes era difícil passar veículo de carga pesada por aqui. A única saída para a Região Norte era a estrada de chão e agora temos o asfalto. Vai ficar mais fácil o escoamento de produtos como café e leite, diminuir a poeira e a poluição. Outro benefício para os moradores de Vila Verde é a redução da distância até o hospital público, em Pancas, que era de 34 quilômetros e, com a obra, passou para quase 16 quilômetros”. Este foi o depoimento do produtor de café, Élio Sousa Nunes, que é também morador o distrito de Vila Verde, durante a inauguração neste sábado (27) das obras de pavimentação da Rodovia ES 344, que liga a localidade à sede de Águia Branca.
O governador Renato Casagrande esteve em Vila Verde especialmente para a inauguração e foi acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno e da diretora do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Teresa Casotti, além de autoridades locais da região. A obra representa um investimento de R$ 23.039.596,74 do Governo do Estado.

As obras foram realizadas pelo DER e contemplam um trecho de 17,80 quilômetros de extensão que recebeu tratamento de terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica. Agora os moradores das regiões Centro-Oeste e Noroeste têm uma nova alternativa pavimentada de ligação. O que representa mais mobilidade e garantia de descentralização da economia, reforçando a logística e melhorando o bem-estar da população capixaba.

Diretamente as obras beneficiam as comunidades de São José, Córrego das Flores e nas proximidades da Fazenda Massucati, localizadas ao longo da nova rodovia. Durante a inauguração, o governador destacou que o asfalto é um instrumento de valorização, um facilitador do transporte e deverá impulsionar o turismo.

“O trecho de Águia Branca a Pancas é um eixo viário importante para o desenvolvimento local. O Governo está presente aqui por meio desta obra que mostra a beleza desta região. É uma obra fundamental, muito esperada pelos moradores e me sinto feliz por realizar este sonho. É motivo de grande satisfação a entrega de um a obra, porque governar é sempre um grande desafio e temos consciência de que o trabalho ainda não está terminado, pois outras obras serão necessárias. O trabalho concluído é um estímulo para que a população confie e compreenda que nem tudo é feito de uma só vez. Estamos próximos de completar quatro anos de Governo e devemos alcançar a marca de investimento em obras da ordem de R$ 3 bilhões”, disse o governador Renato Casagrande.

O vice-governador Givaldo Vieira afirmou que as obras realizadas são prioridade para o Governo, que tem como objetivo cuidar do povo do interior. “A estrada deixa coisas para trás e a estrada leva muito mais para frente. Deixa para trás a poeira e a lama e leva para frente o desenvolvimento e a urbanização. Estamos avançando muito não só no interior do Estado, mas também com o estreitamento das relações com o governo federal. Temos recebido a visita de ministros, que anunciam o andamento de obras no Porto de Vitória e a retomada das obras do aeroporto da Capital. Conseguimos captar recursos para outras obras. Isto é resultado da unidade da equipe de governo, dos prefeitos e bancada federal que trabalham juntos”, ressaltou o vice-governador.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, acompanhou a inauguração e ressaltou que, com a iniciativa, o Governo demonstra que está empenhado em levar o desenvolvimento para todo o Estado. “As obras colocadas em prática fazem parte de programas que preveem a urbanização e a pavimentação com objetivo de reduzir percursos, aumentar a segurança, a mobilidade, dar apoio à agricultura local e impulsionar o turismo com a retirada de terra e buracos”, disse Fábio Damasceno.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães