28/01/2013 13h41 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Governo Federal inclui obras do Contorno do Mestre Álvaro no PAC II

A construção do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, foi incluída na segunda etapa do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC II), do Governo Federal. A rodovia, que dará um novo traçado à BR 101, faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado em maio de 2012, pelo Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

O projeto da rodovia foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia ligada à Setop. “Essa parceria entre Estado e União é fundamental para que o Contorno do Mestre Álvaro seja implantado no município da Serra. O novo traçado da BR 101 irá permitir mais mobilidade para quem trafega pela rodovia federal e, também, para quem passa por dentro do município da Serra, já que o trânsito urbano será separado do trânsito de cargas e de viagem, característica da BR 101”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno.

A confirmação da inclusão dessa obra no PAC II foi feita pela presidente Dilma Rousseff ao governador Renato Casagrande, em dezembro do ano passado. Na última sexta-feira (25), foi publicado o decreto federal nº 7.893/2013, assinado pela presidente, que oficializou a obrigatoriedade para a transferência de verba. O documento, com o rol de obras nacionais que serão beneficiadas pelo Governo Federal, saiu no Diário Oficial da União (DOU).

“Os custos da obra serão assumidos pelo Governo Federal, mas a execução dela continua sendo de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem. Caberá ao Estado executar a construção do Contorno do Mestre Álvaro”, explica o secretário.

Pista dupla

O Contorno do Mestre Álvaro será construído entre o Km 276,8 e o Km 245,6, na Serra. O trecho, hoje com 31 quilômetros de extensão e passando por dentro da região de Carapina, Laranjeiras e Serra-sede, passará a ter somente 18 quilômetros de extensão e contornará o principal cartão postal da cidade, o Mestre Álvaro. “Serão reduzidos 13 quilômetros do percurso. Além de ser um trajeto mais seguro, separando o trânsito urbano do rodoviário, o percurso passa a ser mais rápido, também”, pondera Damasceno.

A obra está orçada em cerca de R$ 300 milhões. Haverá implantação e pavimentação de toda a via, em pista dupla, com duas faixas de 3,6 metros de largura para cada sentido, além de um canteiro central de três metros de largura, para separação das pistas. O acostamento terá 2,5 metros de largura, em cada lado da via, somado a uma faixa de segurança de 1 metro.

“Nossa previsão é de lançar o edital para contratar a empresa que executará a obra assim que estivermos com a verba federal liberada para uso. Estamos trabalhando junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes) para que isso aconteça o mais rápido possível. Com a verba liberada a tempo, temos a previsão de lançar o edital e de ter o início da obra de implantação do Contorno do Mestre Álvaro ainda neste ano”, afirma o secretário de Estado Fábio Damasceno.

Maurílio Mendonça
Assessor de Comunicação da Setop