19/09/2012 12h45 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Governo do Estado fecha convênio com Prefeituras da Grande Vitória e lança edital para instalar radares em vias de interesse metropolitano

O Governo do Estado assinou, na manha desta terça-feira (18), a autorização de lançamento do edital para instalação de radares em ruas e avenidas da Grande Vitória. A assinatura aconteceu durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito, no Palácio Anchieta. O objetivo é combater o excesso de velocidade em vias de interesse metropolitano e, consequentemente reduzir o número de acidentes, de vítimas e de mortes no trânsito da Grande Vitória, promovendo mais segurança à população.

O edital faz parte de um convênio fechado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), junto às Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.

“Os municípios solicitaram apoio do Governo do Estado para realizar a fiscalização eletrônica das vias mais importantes. Entendemos que essas vias são de interesse metropolitano e, consequentemente, caberia ao Governo do Estado fazer esse monitoramento em prol da segurança da população”, defende o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Os equipamentos serão instalados em 31 vias de interesse metropolitano, a partir do primeiro semestre de 2013. Ao todo, serão monitoradas 186 faixas, em cruzamentos de ruas e de avenidas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Além de controlar excesso velocidade e outras infrações de trânsito, os aparelhos OCR vão conseguir reconhecer e monitorar as placas dos veículos que passarem pelos cruzamentos. Dessa forma, será possível saber se o carro é roubado ou clonado, se está com a documentação relativa ao IPVA em dia, ou, ainda, se é um veículo em perseguição policial.

“Os equipamentos a serem instalados em vias metropolitanas ainda devem contribuir na melhoria das condições de fluidez e segurança no transito, na melhoria do sistema de informação a usuários, na proteção de pedestres e ocupantes de veículos, além de aumentar a segurança dos munícipes e dos usuários”, alerta o diretor geral, Fábio Nielsen.

Confira as vias que serão beneficiadas com a instalação dos aparelhos:

1. Vitória
Avenida Fernando Ferrari;