18/07/2012 12h03 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Governo do ES inicia projeto da Quarta Ponte e apresenta consórcio do BRT

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) iniciam, nesta segunda-feira (16), o desenvolvimento do projeto de engenharia para a construção da Quarta Ponte, uma nova ligação entre Vitória e Cariacica.

O anúncio do início da elaboração do projeto executivo foi feito no gabinete do governador Renato Casagrande, com a presença da equipe de Governo e dos empresários responsáveis pelo consórcio vencedor da licitação.

Além disso, o consórcio do projeto executivo da primeira fase do sistema BRT (corredores exclusivos de ônibus) também foi apresentado. "Estamos dando início a duas importantes ações, estruturantes, que fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que contabiliza mais de 50 obras viárias e ações que vão beneficiar o transporte coletivo, na Grande Vitória, totalizando um investimento de mais de R$ 3 bilhões. O BRT e a quarta ponte representam mobilidade e qualidade de vida para a população da nossa Região Metropolitana", destacou o governador.

Ponte

A Quarta Ponte fará ligação entre os municípios de Vitória e Cariacica e tem como objetivo principal criar uma nova alternativa de tráfego para quem circula pela Região Metropolitana, especialmente para quem mora e trabalha nos dois municípios.

A extensão exata da nova ponte só poderá ser apontada após a conclusão do projeto, mas os estudos preliminares indicam que a estrutura deverá ter uma extensão aproximada de 1.400 metros sobre a baía de Vitória, quatro faixas de rolamento por sentido de tráfego, sendo uma das faixas de cada sentido já adaptada ao sistema BRT, que trará 32 quilômetros de corredores exclusivos para a circulação de ônibus, na primeira fase de implantação. Com o objetivo de permitir a integração modal, a nova ponte deverá ser projetada com uma faixa exclusiva para circulação de pedestres e ciclistas.

A diretora geral do DER-ES, Tereza Casotti, destaca a importância desse espaço. "É importante investir em qualidade de vida para todos os usuários, sejam motoristas, pedestres ou ciclistas. Possibilitar a travessia e garantir a segurança dos que pretendem atravessar a ponte a pé ou de bicicleta é uma prioridade", afirma a diretora geral do DER-ES.

A Quarta Ponte terá quase o dobro da largura da Terceira Ponte, cujo tabuleiro tem 18,5m, se configurando como a ponte mais larga do Estado. A previsão é que o projeto de engenharia da Quarta Ponte seja concluído em até doze meses. Um investimento de R$ 6.939.461,30 do Governo do Espírito Santo.

BRT

Para a execução do projeto executivo do BRT (Bus Rapid Transit), foi assinado, pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), um consórcio com três empresas especialistas em transporte coletivo: Planservi Engenharia Ltda, Logit Engenharia Ltda e Única Consultores de Engenharia Urbana.

As três empresas formam o consórcio Planservi-Única-Logit, e já receberam ordem de serviço, há cerca de um mês, para desenvolver o projeto executivo do BRT, nos primeiros 32 quilômetros de implantação do novo modelo de transporte coletivo da Grande Vitória. O consórcio tem duração de 18 meses, e um investimento total de R$ 26.377.322,00.

“As três são empresas experientes em transporte coletivo. Elas são responsáveis, por exemplo, pelo BRT de Bogotá, na Colômbia. Ainda fizeram o de Lima, no Chile, o da China e o da África do Sul, usado na última Copa do Mundo”, frisa o secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno.

O projeto da primeira fase do BRT prevê faixas exclusivas centrais, com ultrapassagem nas estações de embarque e desembarque de passageiros; estações de embarque/desembarque, com plataforma na altura do piso dos ônibus quando estas estiverem localizadas à esquerda, e que serão fechadas, com cobrança de tarifa externa aos veículos; ônibus modernos e com portas à esquerda ou dos dois lados, quando necessário; nova rede metropolitana de linhas, obtidas a partir da otimização e integração física ou temporal dos serviços existentes; controle da operação e comunicação geral por Intelligent Transportation System – ITS (Sistema de Transporte Inteligente); além de um novo modelo institucional, baseado nos princípios da gestão compartilhada entre os entes federativos.

“O BRT prevê, ainda, a integração e otimização das redes de transporte coletivo, intensificando a utilização da bilhetagem eletrônica. O sistema cumpre também um importante papel, no sentido de criar corredores exclusivos inteligentes para ônibus, em que o Centro de Controle Operacional (CCO) controlará a operação, fornecendo informações em tempo real para os operadores e usuários, garantindo qualidade na gestão e confiabilidade no serviço”, frisa o secretário Fábio Ney Damasceno.

Programa de Mobilidade Metropolitana

O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) é o maior investimento já feito em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, com obras viárias, como a Quarta Ponte, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT e de novos modais de transportes. Este programa foi lançado no último dia 14 de maio, pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Setop.

O PMM compreende 51 ações, entre elas a pavimentação de 179 km de vias, reforma de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo, dentro de um investimento superior a R$ 3 bilhões. Estão previstas entregas de obras e ações ainda este ano, até 2014, para 2016 e após 2016.

O Programa foi planejado para gerar melhorias na mobilidade a médio e longo prazos, mas também compreende ações imediatas, principalmente no transporte coletivo. Além disso, o PMM será todo desenvolvido em cima da multidamolidade, com a integração entre todos os modais de transporte, de acordo com a hierarquia viária estabelecida pela Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana, que prevê prioridade para o pedestre, transporte coletivo, bicicleta, outros modais, como o hidroviário, e só então os veículos de passeio.

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