20/02/2014 13h22 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Governo do ES inicia plantio do gramado no Kleber Andrade

Faltando quase quatro meses para a bola rolar pela primeira vez no Estádio Estadual Kleber Andrade, o gramado do campo de futebol começou a ser plantado nesta quarta-feira (19). O governador Renato Casagrande deu início ao plantio, marcando de vez a reta final das obras do novo complexo esportivo.
Além do governador, também participaram da atividade os secretários de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), Vandinho Leite, o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz Cesar Maretto, o prefeito Juninho de Cariacica e o presidente da Federação Capixaba

O plantio do gramado marca o início da reta final nas obras de Reforma de Ampliação do Estádio Estadual Kleber Andrade, que está sendo construído pelo Governo do Estado, em Cariacica. Com mais de 70% dos serviços executados, o complexo esportivo está sendo preparado para receber os treinamentos da delegação camaronesa de futebol, que irá disputar a Copa do Mundo da FIFA no Brasil.

Até o final de maio, estarão concluídas as etapas necessárias para oferecer condições de treinamento para a seleção de Camarões, como o campo de futebol, arquibancadas, vestiários, entre outros, já que a totalidade do empreendimento só poderá ser concluída após a saída das equipes em treinamento.

O governador Renato Casagrande destacou a sustentabilidade do complexo esportivo. “O Kleber Andrade vai gerar oportunidades. É uma arena esportiva que vai permitir a realização de diversas atividades. Vai atender ao futebol capixaba valorizando os times locais e viabilizar a vinda de equipes de outros estados para jogarem aqui. É um investimento que servirá à população”.

O governador também ficou satisfeito com o andamento das obras. “O trabalho está num ritmo muito bom. Em alguns dias, a grama estará toda assentada e, a partir de maio, podemos realizar eventos teste com os times do Espírito Santo e com as duas seleções que virão ao Estado treinarem para a Copa do Mundo”, completou.

O secretário Vandinho comentou sobre a ótima localização do estádio. “O Kleber Andrade entra na rota de grandes eventos esportivos, porque se trata de um planejamento feito no passado para utilizar as nossas arenas. Além do futebol, haverá um centro esportivo com várias modalidades olímpicas sendo trabalhadas em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério dos Esportes, visando as Olimpíadas 2016”, destacou.

O diretor geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, explicou que o Kleber Andrade é um grande complexo e que as estruturas que não serão concluídas até o final de maio não afetarão em nada os treinamentos e jogos de futebol que podem ocorrer a partir de junho.

“O foco do trabalho neste momento é para dar toda a estrutura necessária ao treinamento de uma seleção que vai disputar a Copa do Mundo e que escolheu nosso Estado e o Kleber Andrade para treinar. Mas o complexo ainda contará com pista de atletismo, palco e um edifício educacional, que serão concluídos ao longo do segundo semestre de 2014”, afirmou Maretto.

Além do plantio do gramado, a comitiva do Governo do Estado percorreu os principais espaços da obra que estão em execução. A execução do empreedimento está a cargo do Consórcio Andrade Valladares – Topus, com gerenciamento da Concremat engenharia e tecnologia S/A e sob a supervisão e coordenação do Iopes.

Informações Adicionais:
O Projeto

O Estádio Estadual Kleber Andrade é o primeiro grande complexo esportivo do Estado. Está sendo realizado pelo Governo do Estado por meio da Sesport e do Iopes, em uma área superior a 85.000m², local do antigo estádio do Rio Branco.

Um estádio hoje é também um centro de convivência social. Seus usos são múltiplos: esportes, educação, cultura (museus e salas de exposição), atividades recreativas e sociais, são características de todos novos estádios no mundo. O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.

Um belo pórtico formado pelo edifício Educacional, de dois pavimentos, formaliza a entrada principal com as bilheterias e áreas para atendimento social e comercial. O Edifício marca o acesso às instalações esportivas, e abrigará inúmeras atividades sociais geridas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica. Sua estrutura construtiva, com uso de planta livre, permite liberdade à edificação que poderá ser utilizada para diversos fins (administrativos, culturais e educativos).

O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos.

O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.
O projeto, doação da iniciativa privada, é assinado pelos arquitetos Sheila Basilio e Ciro Pirondi, além da própria Sheila Basilio responsável pela coordenação local.

Assessoria de Comunicação - Iopes
Susana Kohler