26/01/2013 13h11 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Governo do ES inicia obras em Guriri neste sábado (26)

A rodovia que liga o balneário de Guriri à sede de São Mateus entra em obras, a partir deste sábado (26). O governador Renato Casagrande vai assinar a ordem de serviço para início das obras de reabilitação e duplicação de um trecho de 10,8 quilômetros da ES 315. Um investimento de quase R$ 25 milhões, que deve beneficiar os mais de 100 mil habitantes do município e fomentar ainda mais o turismo na região.

Os trabalhos serão executados pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). A cerimônia ocorre às 09 horas, na Rua Othovarino Duarte Santos, em Guriri, ao lado da Cascata.

As obras somam um investimento de R$ 24.885.682,16 do Governo do Espírito Santo. Dos 10,8 quilômetros de extensão da ES 315, no trecho que liga o balneário à sede de São Mateus, 3,5 quilômetros serão duplicados. O restante será reabilitado, com melhoria na pavimentação e nova sinalização. O prazo mínimo para execução da obra é de um ano, com entrega prevista para primeiro semestre de 2014.

A rodovia terá duas pistas de 3,5 metros, além de acostamento de 1,5 metro e calçada para pedestres, também de 1,5 metro, onde houver abrigos para ônibus. O trecho duplicado terá quatro pistas de 3,5 metros.

O objetivo da obra é de melhorar o trânsito entre o balneário e a sede da cidade, desafogando o tráfego na região e modernizando a rodovia, com trechos duplicados para melhor fluidez dos veículos e mais segurança nas áreas de maior fluxo.

PAR (Programa de Ampliação e Reabilitação)

O investimento dessa obra, de quase R$ 25 milhões faz parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR). O programa foi lançado em junho de 2012 e se constitui em 23 novas obras que, entre implantação, pavimentação e reabilitação de rodovias, resultam em um investimento de R$ 648.828.782,92 em 426,26 quilômetros.

Além das obras, o DER está desenvolvendo dezessete novos projetos, os quais contemplarão a implantação, a pavimentação e a reabilitação de aproximadamente 515,24 quilômetros. Após a conclusão destes projetos, estima-se que mais R$ 600 milhões, aproximadamente, sejam investidos nas obras geradas pelos projetos.

O PAR é um marco no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Por meio da reforma, ampliação e pavimentação dessas vias, o programa pretende levar desenvolvimento para todo o Espírito Santo, descentralizando a economia e reforçando a logística de transporte, além de melhorar o bem estar da população.

Maurílio Mendonça
Assessor de Comunicação da Setop