23/05/2013 11h17 - Atualizado em
19/08/2015 10h58
Governo do ES autoriza R$ 79,9 milhões em obras em Vila Velha
Nesta quinta-feira (23), durante a solenidade de comemoração do aniversário de 478 anos da cidade de Vila Velha, na praia de Itaparica, o Governo do Espírito Santo autorizou o início de quatro novas importantes intervenções viárias no município, num investimento total de R$ 79.915.171,46 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) fará as intervenções, que contemplarão a implantação do Corredor Urbano Saída Sul; a construção de viaduto de acesso ao bairro Catarina, a construção de transposição sobre uma adutora da Cesan – ambas no Corredor Urbano Leste Oeste; e a melhoria do acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde, também no Convento.
“Estamos reunidos para celebrar o aniversário de Vila Velha, que hoje é a nossa capital, mas também para anunciar esses importantes investimentos, que serão alternativas ao tráfego municipal, dentro do nosso Programa de Mobilidade Metropolitana. O município é determinante para o desenvolvimento do nosso Estado e, por isso, trabalharemos sempre para manter e criar novas parcerias, para elevarmos cada vez mais a qualidade de vida da população”, destacou o governador Renato Casagrande.
Corredor Urbano Saída Sul
A nova via fará ligação entre o Canal Bigossi e o Fórum de Vila Velha, garantindo mais mobilidade e desafogando vias que hoje recebem um grande fluxo de veículos, especialmente em horários de pico.
A Saída Sul será formada por um binário, que terá início na Avenida Gonçalves Ledo (trecho que atualmente está em obras de implantação da segunda etapa do Canal Bigossi) e se estende até a Avenida Saturnido Rangel e Rodovia do Sol, somando um total de 6,4 quilômetros de extensão.
De acordo com o que prevê o projeto de engenharia, a via terá três faixas de tráfego em cada sentido do binário, cada uma com 3,5 metros de largura, além de calçadas com 3 metros de largura em toda a sua extensão e passeios que irão variar ente 2 e 3 metros de largura ao longo do trecho.
Também será construída uma ciclovia entre a Rua Juscelino Kubitscheck e o cruzamento da Rua Itaguaçu com a Avenida Professora Francelina Carneiro Setubal, totalizando 1,14 quilômetros de ciclovia.
O DER também irá construir duas pontes sobre o canal da Avenida Perimetral, uma com 7 metros e extensão e outra com 10 metros de extensão.
As obras somam um investimento de R$ 18.375.784,02 do Governo do Espírito Santo.
Viaduto de acesso à Santa Catarina e transposição de adutora
As duas obras serão realizadas na extensão da Rodovia Leste Oeste.
O viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina se constitui de três viadutos, feitos lado a lado, com extensão de 190 metros, que serão construídos dentro do conceito já adotado no Corredor Leste Oeste.
Sendo assim, em dois viadutos serão construídas quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), com 3,6 metros de largura cada, passagem para pedestres com 2,5 metros de largura nos dois sentidos das pistas e ciclovia com 2,5 metros de largura.
No terceiro viaduto, localizado entre os outros dois, será executada, em uma segunda etapa de obras, pistas exclusivas para ônibus.
Estas obras somam um investimento de R$ 48.747.722,51.
Já na transposição sobre adutora da Cesan, o DER irá construir uma via de 20 metros de extensão e 55 metros de largura.
A plataforma de rolamento se constitui de duas faixas de tráfego por sentido, com 3,6 metros de largura cada, faixas de segurança com 2,5 metros de largura, nos dois lados, calçadas com 2,5 metros de largura e ciclovia com 2,5 metros de largura também nos dois sentidos. As obras somam um investimento de R$ 10.953.532,86.
As obras do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e de transposição de adutora, assim como a construção da Saída Sul, fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
Acesso ao Convento e à Casa Verde
As obras incluem melhorias e ampliação nos acessos ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde.
Hoje o acesso, que tem quase 200 metros de extensão e também é utilizado por vans que fazem o transporte de passageiros até o templo, encontra-se em leito natural, de terra. Após as obras o pavimento será composto de blocos, como na via principal, utilizada por fiéis e turistas que visitam o local. Isso garante que as características históricas e geográficas sejam respeitadas, mantendo a harmonia na construção.
Além do acesso, o DER vai construir um estacionamento para até 20 carros na área da Casa Verde, que atenderá à administração do Convento, e para as vans que fazem o trajeto. Para garantir mais conforto aos passageiros, também será construído um abrigo que os protegerá de chuvas enquanto aguardam as vans. A área total tem aproximadamente 250 metros quadrados.
Será realizada também a contenção de uma rocha localizada no local. A rocha tem 26 metros quadrados e, embora não apresente risco iminente, encontra-se instável.
As obras somam um investimento de R$ 1.838.132,07.
Novo acesso ao Convento foi inaugurado em 2012
Em abril de 2012, às vésperas da Páscoa, o Governo do ES inaugurou o novo acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha.
A via, com aproximadamente 1,22 quilômetro de extensão teve a estrutura de pavimento totalmente recuperada. Além disso, o DER recuperou os muros de contenção, que já existiam ao longo da subida; implantou nova rede de drenagem e nova sinalização e construiu calçadas nos pontos onde havia espaço, respeitando a geometria e traçado originais.
Por se tratar de um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento consultou o Instituto para garantir que as características históricas da via fossem respeitadas.
Respeitando os aspectos tradicionais, o Departamento aproveitou os paralelepípedos existentes nos locais onde o piso foi recuperado.
Durante as obras as equipes atuaram utilizando técnicas e recursos bastante artesanais, evitando o uso de maquinário pesado, garantindo que a vegetação não sofresse impacto.
A estrada existente apresenta plataforma (largura) entre 4,50 e 5,50m e as características atuais da via serão integralmente mantidas.
As obras foram iniciadas em maio de 2010 e concluídas no final de 2011. Durante este período o DER garantiu o tráfego de veículos, o que manteve a normalidade no cronograma das atividades realizadas no santuário.
As obras de recuperação do acesso ao Convento somam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.
Informações à Imprensa:
Betina Guimarães / Rodolfo Harckbart
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) fará as intervenções, que contemplarão a implantação do Corredor Urbano Saída Sul; a construção de viaduto de acesso ao bairro Catarina, a construção de transposição sobre uma adutora da Cesan – ambas no Corredor Urbano Leste Oeste; e a melhoria do acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde, também no Convento.
“Estamos reunidos para celebrar o aniversário de Vila Velha, que hoje é a nossa capital, mas também para anunciar esses importantes investimentos, que serão alternativas ao tráfego municipal, dentro do nosso Programa de Mobilidade Metropolitana. O município é determinante para o desenvolvimento do nosso Estado e, por isso, trabalharemos sempre para manter e criar novas parcerias, para elevarmos cada vez mais a qualidade de vida da população”, destacou o governador Renato Casagrande.
Corredor Urbano Saída Sul
A nova via fará ligação entre o Canal Bigossi e o Fórum de Vila Velha, garantindo mais mobilidade e desafogando vias que hoje recebem um grande fluxo de veículos, especialmente em horários de pico.
A Saída Sul será formada por um binário, que terá início na Avenida Gonçalves Ledo (trecho que atualmente está em obras de implantação da segunda etapa do Canal Bigossi) e se estende até a Avenida Saturnido Rangel e Rodovia do Sol, somando um total de 6,4 quilômetros de extensão.
De acordo com o que prevê o projeto de engenharia, a via terá três faixas de tráfego em cada sentido do binário, cada uma com 3,5 metros de largura, além de calçadas com 3 metros de largura em toda a sua extensão e passeios que irão variar ente 2 e 3 metros de largura ao longo do trecho.
Também será construída uma ciclovia entre a Rua Juscelino Kubitscheck e o cruzamento da Rua Itaguaçu com a Avenida Professora Francelina Carneiro Setubal, totalizando 1,14 quilômetros de ciclovia.
O DER também irá construir duas pontes sobre o canal da Avenida Perimetral, uma com 7 metros e extensão e outra com 10 metros de extensão.
As obras somam um investimento de R$ 18.375.784,02 do Governo do Espírito Santo.
Viaduto de acesso à Santa Catarina e transposição de adutora
As duas obras serão realizadas na extensão da Rodovia Leste Oeste.
O viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina se constitui de três viadutos, feitos lado a lado, com extensão de 190 metros, que serão construídos dentro do conceito já adotado no Corredor Leste Oeste.
Sendo assim, em dois viadutos serão construídas quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), com 3,6 metros de largura cada, passagem para pedestres com 2,5 metros de largura nos dois sentidos das pistas e ciclovia com 2,5 metros de largura.
No terceiro viaduto, localizado entre os outros dois, será executada, em uma segunda etapa de obras, pistas exclusivas para ônibus.
Estas obras somam um investimento de R$ 48.747.722,51.
Já na transposição sobre adutora da Cesan, o DER irá construir uma via de 20 metros de extensão e 55 metros de largura.
A plataforma de rolamento se constitui de duas faixas de tráfego por sentido, com 3,6 metros de largura cada, faixas de segurança com 2,5 metros de largura, nos dois lados, calçadas com 2,5 metros de largura e ciclovia com 2,5 metros de largura também nos dois sentidos. As obras somam um investimento de R$ 10.953.532,86.
As obras do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e de transposição de adutora, assim como a construção da Saída Sul, fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
Acesso ao Convento e à Casa Verde
As obras incluem melhorias e ampliação nos acessos ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde.
Hoje o acesso, que tem quase 200 metros de extensão e também é utilizado por vans que fazem o transporte de passageiros até o templo, encontra-se em leito natural, de terra. Após as obras o pavimento será composto de blocos, como na via principal, utilizada por fiéis e turistas que visitam o local. Isso garante que as características históricas e geográficas sejam respeitadas, mantendo a harmonia na construção.
Além do acesso, o DER vai construir um estacionamento para até 20 carros na área da Casa Verde, que atenderá à administração do Convento, e para as vans que fazem o trajeto. Para garantir mais conforto aos passageiros, também será construído um abrigo que os protegerá de chuvas enquanto aguardam as vans. A área total tem aproximadamente 250 metros quadrados.
Será realizada também a contenção de uma rocha localizada no local. A rocha tem 26 metros quadrados e, embora não apresente risco iminente, encontra-se instável.
As obras somam um investimento de R$ 1.838.132,07.
Novo acesso ao Convento foi inaugurado em 2012
Em abril de 2012, às vésperas da Páscoa, o Governo do ES inaugurou o novo acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha.
A via, com aproximadamente 1,22 quilômetro de extensão teve a estrutura de pavimento totalmente recuperada. Além disso, o DER recuperou os muros de contenção, que já existiam ao longo da subida; implantou nova rede de drenagem e nova sinalização e construiu calçadas nos pontos onde havia espaço, respeitando a geometria e traçado originais.
Por se tratar de um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento consultou o Instituto para garantir que as características históricas da via fossem respeitadas.
Respeitando os aspectos tradicionais, o Departamento aproveitou os paralelepípedos existentes nos locais onde o piso foi recuperado.
Durante as obras as equipes atuaram utilizando técnicas e recursos bastante artesanais, evitando o uso de maquinário pesado, garantindo que a vegetação não sofresse impacto.
A estrada existente apresenta plataforma (largura) entre 4,50 e 5,50m e as características atuais da via serão integralmente mantidas.
As obras foram iniciadas em maio de 2010 e concluídas no final de 2011. Durante este período o DER garantiu o tráfego de veículos, o que manteve a normalidade no cronograma das atividades realizadas no santuário.
As obras de recuperação do acesso ao Convento somam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.
Informações à Imprensa:
Betina Guimarães / Rodolfo Harckbart