13/11/2013 08h46 - Atualizado em
19/08/2015 11h00
Governo do ES apresenta Programa Cicloviário Metropolitano
A cultura do uso da bicicleta vem crescendo no Brasil, novas leis e programas públicos fortalecem esta prática, e o Governo do Espírito Santo, atento às demandas sociais e aos avanços tecnológicos, apresentou, nesta terça-feira (12), um elaborado Programa Cicloviário Metropolitano.
O Programa Cicloviário faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e tem como pilar a multimodalidade. Nele, a bicicleta é vista como um modal de transporte cotidiano, não apenas como alternativa de lazer e esporte.
O objetivo é fomentar a utilização da bicicleta como modalidade de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória. E ainda, promover a integração entre os diferentes modais: ônibus / barcas / autos, além de investir na educação e segurança no trânsito dos ciclistas.
Acompanharam a apresentação do Programa, no Palácio Anchieta, os prefeitos de Vitória Luciano Rezende, de Vila Velha Rodney Miranda, da Serra Audifax Barcelos, representantes das demais prefeituras, os deputados estaduais Luzia Toledo, Janete de Sá e Luiz Durão, diretores do Detran Carlos Lopes, e do Instituto Jones dos Santos Neves José Edil, dentre outros.
“O Programa Cicloviário que propomos para a Grande Vitória conta com ciclovias, educação, segurança no trânsito e a integração aos modais. Além disso, ônibus novos equipados para transportar as bicicletas e um sistema público de aluguel desses veículos. Trata-se de um processo, que evoluirá e se adequará às demandas da nossa sociedade. Bicicleta é meio de transporte limpo e faz bem à saúde. Esse é um primeiro passo de um novo momento para a mobilidade urbana da Região Metropolitana”, destacou o governador.
Os benefícios e potenciais das bicicletas são muitos: Melhora a saúde física e mental dos usuários; Ocupa pouco espaço na via para circular e estacionar; Potencial de Integração Multimodal; Não utiliza combustível e não polui o ambiente. Maior flexibilidade para evitar vias congestionadas; Custo de produção 100 vezes menor que um carro popular; Percurso até 2 km mais eficiente meio de transporte.
Para o secretário Fábio Damasceno esse é mais um passo na busca pela ideal de mobilidade metropolitana. “Esse é o primeiro programa da história do Estado que trata o modal bicicleta com tanta seriedade. Depois de Pernambuco somos o segundo estado do país a trazer um projeto dessa magnitude. É um programa robusto, criativo, com mais de 200 km de ciclovias. Prioriza o ciclista, mas pensa no ambiente metropolitano como um todo”, declarou.
Quatro são as ações que integram o Programa:
1 - Infraestrutura Cicloviária:
Foram apresentados anéis cicloviários que contemplam os municípios da Grande Vitória. Os bicicletários também entram em cena nos Terminais do Transcol e futuramente no Aquaviário e nos Portais e Estações do BRT.
2 – Bicicletas Públicas Compartilhadas:
Bicicletas públicas se expandem no mundo todo como um sistema de mobilidade individualizada, diferente do metrô, que é de mobilidade coletiva. Mesmo assim, é hoje um dos sistemas de transporte de maior crescimento no mundo – não em termos de pessoas transportadas, mas de planos de expansão. Mais de 440 cidades do mundo contam com diferentes sistemas de bicicletas públicas.
Teremos aqui os deslocamentos dentro de cada município e entre diferentes municípios da Grande Vitória, deixando as bicicletas em qualquer estação de sua conveniência; Integração com os Sistemas de Transportes Públicos, diminuindo o tempo de espera dos usuários e dando-lhes maior liberdade de escolha de trajetos no início e final de cada viagem; Alternativa de transporte em pequenas distâncias reduzindo o tempo de deslocamento a pé e/ou o tempo de espera nos pontos de ônibus por linhas interbairros.
Estações de Compartilhamento:
- Material resistente / anticorrosivo com durabilidade compatível ao uso urbano e à vida útil do projeto
- Mecanismos de autoatendimento liberando as Bikes por meio de telefone celular e Cartão “Smart Card”
- Mecanismo de travamento das Bikes evitando o seu extravio ou utilização não autorizada
- Totem com identificação da Estação, mapa de localização das Estações
- Sistema de alimentação por energia solar
Serão 70 estações, com 10 bicicletas em cada uma delas. Elas ficarão em locais definidos juntos com a prefeitura que são parceiros nesse projeto. Serão ao todo 700 bicicletas disponíveis nos cinco municípios da Grande Vitória.
15 estações em Serra
24 estações em Vitória
18 estações em Vila Velha
08 estações em Cariacica
05 estações em Viana
3 – Educação e Comunicação com a sociedade
Campanhas de conscientização e educação em parceria com o Detran|ES e definição, consolidação e divulgação das Ciclorotas Metropolitanas.
4 - Ônibus BIKE GV
Ciclovia sobre pneus - O ônibus irá transportar 17 bicicletas no trajeto Vitória-Vila Velha, via Terceira Ponte. Ponte essa que não tem ciclovia, por isso o governo pensou nessa alternativa.
Um veículo unicamente para transporte de bicicletas. Um projeto inovador e único no Brasil. A linha 400 passa a circular no dia 18 de novembro e sairá de Vila Velha com destino a Vitória, a cada 30 minutos em horários de pico. São 48 viagens diárias, com uma frota de dois veículos, mas caso exista aumento da demanda a Ceturb-GV pode reprogramar horários e reforçar a frota. A passagem será 50% do valor da tarifa do Transcol, ou seja R$ 1,25. Os ônibus da linha 400 possuem mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Aos ciclistas é reservado um espaço específico dentro dos veículos para garantir a segurança da viagem. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos ciclistas.
PMM
Prioridade para o Governo, a mobilidade urbana é tema dos principais investimentos da Setop. O Estado quer garantir condições adequadas para a circulação de pessoas e de cargas de forma mais ágil, segura e confortável, resultando em mais qualidade de vida e redução no tempo de deslocamento entre as cidades.
O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende mais de 50 ações, entre elas o Programa Cicloviário Metropolitano, a Quarta Ponte, que ligará os municípios de Vitória e Cariacica, pavimentação de 179 quilômetros de vias, reforma de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Além da implantação de novos modais de transporte como o aquaviário e o BRT.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop
Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9.9697.6783
comunicasetop@gmail.com
O Programa Cicloviário faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e tem como pilar a multimodalidade. Nele, a bicicleta é vista como um modal de transporte cotidiano, não apenas como alternativa de lazer e esporte.
O objetivo é fomentar a utilização da bicicleta como modalidade de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória. E ainda, promover a integração entre os diferentes modais: ônibus / barcas / autos, além de investir na educação e segurança no trânsito dos ciclistas.
Acompanharam a apresentação do Programa, no Palácio Anchieta, os prefeitos de Vitória Luciano Rezende, de Vila Velha Rodney Miranda, da Serra Audifax Barcelos, representantes das demais prefeituras, os deputados estaduais Luzia Toledo, Janete de Sá e Luiz Durão, diretores do Detran Carlos Lopes, e do Instituto Jones dos Santos Neves José Edil, dentre outros.
“O Programa Cicloviário que propomos para a Grande Vitória conta com ciclovias, educação, segurança no trânsito e a integração aos modais. Além disso, ônibus novos equipados para transportar as bicicletas e um sistema público de aluguel desses veículos. Trata-se de um processo, que evoluirá e se adequará às demandas da nossa sociedade. Bicicleta é meio de transporte limpo e faz bem à saúde. Esse é um primeiro passo de um novo momento para a mobilidade urbana da Região Metropolitana”, destacou o governador.
Os benefícios e potenciais das bicicletas são muitos: Melhora a saúde física e mental dos usuários; Ocupa pouco espaço na via para circular e estacionar; Potencial de Integração Multimodal; Não utiliza combustível e não polui o ambiente. Maior flexibilidade para evitar vias congestionadas; Custo de produção 100 vezes menor que um carro popular; Percurso até 2 km mais eficiente meio de transporte.
Para o secretário Fábio Damasceno esse é mais um passo na busca pela ideal de mobilidade metropolitana. “Esse é o primeiro programa da história do Estado que trata o modal bicicleta com tanta seriedade. Depois de Pernambuco somos o segundo estado do país a trazer um projeto dessa magnitude. É um programa robusto, criativo, com mais de 200 km de ciclovias. Prioriza o ciclista, mas pensa no ambiente metropolitano como um todo”, declarou.
Quatro são as ações que integram o Programa:
1 - Infraestrutura Cicloviária:
Foram apresentados anéis cicloviários que contemplam os municípios da Grande Vitória. Os bicicletários também entram em cena nos Terminais do Transcol e futuramente no Aquaviário e nos Portais e Estações do BRT.
2 – Bicicletas Públicas Compartilhadas:
Bicicletas públicas se expandem no mundo todo como um sistema de mobilidade individualizada, diferente do metrô, que é de mobilidade coletiva. Mesmo assim, é hoje um dos sistemas de transporte de maior crescimento no mundo – não em termos de pessoas transportadas, mas de planos de expansão. Mais de 440 cidades do mundo contam com diferentes sistemas de bicicletas públicas.
Teremos aqui os deslocamentos dentro de cada município e entre diferentes municípios da Grande Vitória, deixando as bicicletas em qualquer estação de sua conveniência; Integração com os Sistemas de Transportes Públicos, diminuindo o tempo de espera dos usuários e dando-lhes maior liberdade de escolha de trajetos no início e final de cada viagem; Alternativa de transporte em pequenas distâncias reduzindo o tempo de deslocamento a pé e/ou o tempo de espera nos pontos de ônibus por linhas interbairros.
Estações de Compartilhamento:
- Material resistente / anticorrosivo com durabilidade compatível ao uso urbano e à vida útil do projeto
- Mecanismos de autoatendimento liberando as Bikes por meio de telefone celular e Cartão “Smart Card”
- Mecanismo de travamento das Bikes evitando o seu extravio ou utilização não autorizada
- Totem com identificação da Estação, mapa de localização das Estações
- Sistema de alimentação por energia solar
Serão 70 estações, com 10 bicicletas em cada uma delas. Elas ficarão em locais definidos juntos com a prefeitura que são parceiros nesse projeto. Serão ao todo 700 bicicletas disponíveis nos cinco municípios da Grande Vitória.
15 estações em Serra
24 estações em Vitória
18 estações em Vila Velha
08 estações em Cariacica
05 estações em Viana
3 – Educação e Comunicação com a sociedade
Campanhas de conscientização e educação em parceria com o Detran|ES e definição, consolidação e divulgação das Ciclorotas Metropolitanas.
4 - Ônibus BIKE GV
Ciclovia sobre pneus - O ônibus irá transportar 17 bicicletas no trajeto Vitória-Vila Velha, via Terceira Ponte. Ponte essa que não tem ciclovia, por isso o governo pensou nessa alternativa.
Um veículo unicamente para transporte de bicicletas. Um projeto inovador e único no Brasil. A linha 400 passa a circular no dia 18 de novembro e sairá de Vila Velha com destino a Vitória, a cada 30 minutos em horários de pico. São 48 viagens diárias, com uma frota de dois veículos, mas caso exista aumento da demanda a Ceturb-GV pode reprogramar horários e reforçar a frota. A passagem será 50% do valor da tarifa do Transcol, ou seja R$ 1,25. Os ônibus da linha 400 possuem mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Aos ciclistas é reservado um espaço específico dentro dos veículos para garantir a segurança da viagem. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos ciclistas.
PMM
Prioridade para o Governo, a mobilidade urbana é tema dos principais investimentos da Setop. O Estado quer garantir condições adequadas para a circulação de pessoas e de cargas de forma mais ágil, segura e confortável, resultando em mais qualidade de vida e redução no tempo de deslocamento entre as cidades.
O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende mais de 50 ações, entre elas o Programa Cicloviário Metropolitano, a Quarta Ponte, que ligará os municípios de Vitória e Cariacica, pavimentação de 179 quilômetros de vias, reforma de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Além da implantação de novos modais de transporte como o aquaviário e o BRT.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop
Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9.9697.6783
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