04/06/2014 10h57 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Governo conclui 1ª fase do Complexo Esportivo Kleber Andrade

O Governo do Espírito Santo entregou, nessa terça-feira (03), a primeira etapa do Complexo Esportivo Kleber Andrade. A obra está sendo realizada em uma área superior a 85 mil metros quadrados, local do antigo estádio do Rio Branco, em Cariacica. O investimento total é de R$ 180 milhões.

Esta primeira etapa compreende campo de futebol, arquibancadas, iluminação, vestiário, sanitários, além da cobertura. Obras que perfazem 85% da estrutura do estádio.

A estrutura completa estará pronta até o final deste ano. A partir de então, os capixabas poderão desfrutar do edifício Educacional, de dois pavimentos, que abrigará inúmeras atividades sociais geridas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica. Sua estrutura construtiva, com uso de planta livre, permite liberdade à edificação que poderá ser utilizada para diversos fins (administrativos, culturais e educativos).

O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos. Os camarotes também estão divididos em Setor A e Setor B e podem ser acessados por elevadores, escadas, rampas e escadas-rampas.

As cabines de imprensa estão nos camarotes Setor A, com acesso direto aos vestiários dos atletas, onde foram projetadas duas salas para coletivas. São cabines de imprensa para Rádio e TV com toda a infraestrutura necessária para atender à emissora oficial e às demais emissoras. Ainda no Setor A estão duas tribunas de honra, uma copa/bar, sanitários e salas técnicas. No Setor B estão duas tribunas de honra, nove camarotes com copa/bar, sanitários e salas técnicas.

Ao lado da bilheteira de acesso 2, pela Rua São Paulo, está a área destinada aos veículos televisivos com acesso exclusivo para imprensa e todo o apoio necessário.

O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.

O desenho do novo estádio integra-se à geografia local, formando recintos verdes de convívio, taludes e paredes jardins, minimizando, assim, o impacto da robusta e necessária estrutura. O projeto explora o entorno, onde montanhas e vazios favorecem uma transparência visual em harmonia com a topografia. O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.

O projeto, doação da iniciativa privada, é assinado pelos arquitetos Sheila Basilio, que também é responsável pela coordenação local, e Ciro Pirondi.