10/04/2014 11h22 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Governo autoriza obras na ES 257 em Aracruz

O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), autorizou nesta quarta-feira (09) o inicio das obras de reabilitação da Rodovia ES 257, em Aracruz.

A solenidade aconteceu na Praça da Paz, em Aracruz. Além do governador Renato Casagrande, participaram da cerimônia o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno, o prefeito do município Marcelo Coelho, entre outras autoridades.

"Essa é uma importante via de ligação para os municípios de Aracruz e Ibiraçu, e a reabilitação trará mais segurança e conforto para quem transita na Região. E vamos seguir com as grandes obras estruturantes, bem como com os projetos e programas do Governo, em todos os municípios, para que possamos fazer sempre mais para quem mais precisa", afirmou o governador.

As obras fazem parte do Programa Espírito Santo III (Pres III), financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contemplam dois trechos que fazem a ligação entre os municípios de Aracruz e Fundão.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno, as intervenções que serão realizadas são de extrema importância para o desenvolvimento da região. “As obras de ampliação e revitalização da ES 257 é uma obra sonhada pela população local. As melhorias vão possibilitar maior segurança para quem circula neste trecho”, afirmou Damasceno.

O primeiro trecho tem início no entroncamento com a Rodovia BR 101, em Ibiraçu, até a sede de Aracruz, com 11,72 quilômetros de extensão. As obras somam um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões.
O segundo trecho vai da sede de Aracruz até a altura da fábrica de celulose, no entroncamento com a ES 010. São 21,20 quilômetros de extensão em um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.

As obras incluem, em toda a sua extensão, a reabilitação do pavimento, implantação de novo sistema de drenagem, correção de curvas, além da implantação de 21 baias de ônibus segmentadas da pista, que permitem fluidez no tráfego da rodovia e garantem mais segurança aos usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal.

Pedestres e ciclistas serão contemplados com 2 quilômetros de extensão de faixa multiuso, localizados no trecho que contorna Ibiraçu.

Programa Rodoviário Espírito Santo III

O Programa visa a melhorar o transporte terrestre de cargas e passageiros na malha rodoviária estadual, por meio da reabilitação de trechos críticos, diminuindo custos e aumentando a segurança rodoviária.

O financiamento do BID tem cinco anos de carência e 25 anos para ser quitado pelo Governo do Estado. As obras do Pres III vão beneficiar diretamente os municípios de Guarapari, Anchieta, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, São Domingos do Norte, Colatina, Pinheiros, Ecoporanga, Aracruz, Jaguaré e Ibiraçu.

Toda a execução do programa, por exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento, deve ter o acompanhamento de uma gerenciadora e de três supervisoras.

A gerenciadora acompanha todas as atividades, desde o treinamento e capacitação de pessoal do DER, até o levantamento do passivo ambiental e a prestação de contas junto ao BID.

Já as supervisoras fazem o acompanhamento técnico das obras e têm acompanhamento total do DER. Fazem parte do rol de atribuições a serem cumpridas pelas supervisoras o ensaio de materiais, o acompanhamento topográfico, o tratamento ambiental e a emissão mensal de relatórios a respeito da qualidade dos serviços, orientando o Estado a pagar ou não pelos serviços executados.

Obras do Pres III

- Implantação da Variante de Colatina
- Duplicação da ES 482, no trecho entre Coutinho e Cachoeiro de Itapemirim
- Reabilitação da ES 080, no trecho entre São Domingos e Ponte do Pancas